O profissional do turismo e políticas de conservação do patrimônio histórico-cultural: por uma formação cidadã
DOI:
https://doi.org/10.5380/tes.v1i2.12933Palavras-chave:
políticas públicas, gestão da educação, patrimônio, formação e turismo, public politics, education management, site, formation and tourismResumo
Esta produção textual resulta da dissertação de mestrado na qual se refletiu sobre o processo de globalização nos aspectos sociais e econômicos. A partir destes aspectos este texto apresenta o desenvolvimento das políticas de formação do profissional do turismo e sua constituição enquanto área de conhecimento, assim como os conceitos e os conteúdos que integram esta área. Investigou-se sobre as políticas públicas de conservação e de gestão da educação a partir das Diretrizes Curriculares do Curso de Graduação em Turismo. Para atingir o objetivo, utilizou-se, também de instrumento de entrevista semi-estruturada a partir das categorias de análise: formação, cidadania, cultura e turismo. Os resultados desta investigação apontam para a necessidade da formação de profissionais preocupados com a conservação dos bens históricos e culturais a partir da consciência cidadã.