Open Journal Systems

Ética em publicidade e propaganda no turismo

Bárbara Pereira Carmona dos Santos, Cleber Augusto Trindade Castro

Resumo


Este artigo tem como objetivo apresentar reflexões sobre ética nas estratégias de comunicação por meio da publicidade e propaganda no turismo, levantando aspectos teóricos e práticos da ausência de atitudes éticas nas campanhas publicitárias de destinos, produtos e serviços. O estudo, de caráter exploratório, foi realizado por meio de coleta de dados em bibliografias e documentos com informações sobre a temática abordada. Com a pesquisa, foi possível perceber que há conseqüências negativas da falta de ética na publicidade e propaganda no turismo, tanto para promotores destas campanhas, quanto para os demais agentes envolvidos na atividade turística, acarretando problemas jurídicos ou mercadológicos, como o crime de propaganda enganosa e a distorção da imagem de destinos turísticos no mercado.


Palavras-chave


Ética; Comunicação; Publicidade e Propaganda; Marketing; Turismo; Ethic; Comunication; Publicity and Propaganda; Tourism

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/tes.v1i1.11926