Ética em publicidade e propaganda no turismo

Autores

  • Bárbara Pereira Carmona dos Santos Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Cleber Augusto Trindade Castro Universidade Federal do Pará (UFPA) e Companhia Paraense de Turismo

DOI:

https://doi.org/10.5380/tes.v1i1.11926

Palavras-chave:

Ética, Comunicação, Publicidade e Propaganda, Marketing, Turismo, Ethic, Comunication, Publicity and Propaganda, Tourism

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar reflexões sobre ética nas estratégias de comunicação por meio da publicidade e propaganda no turismo, levantando aspectos teóricos e práticos da ausência de atitudes éticas nas campanhas publicitárias de destinos, produtos e serviços. O estudo, de caráter exploratório, foi realizado por meio de coleta de dados em bibliografias e documentos com informações sobre a temática abordada. Com a pesquisa, foi possível perceber que há conseqüências negativas da falta de ética na publicidade e propaganda no turismo, tanto para promotores destas campanhas, quanto para os demais agentes envolvidos na atividade turística, acarretando problemas jurídicos ou mercadológicos, como o crime de propaganda enganosa e a distorção da imagem de destinos turísticos no mercado.

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Publicado

29-07-2008

Como Citar

Santos, B. P. C. dos, & Castro, C. A. T. (2008). Ética em publicidade e propaganda no turismo. Turismo E Sociedade, 1(1). https://doi.org/10.5380/tes.v1i1.11926

Edição

Seção

Artigos