Contribuições da estética de Kant para as teorias da arte moderna

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/sk.v23i2.97623

Palavras-chave:

formalismo, autocrítica, modernismo, Greenberg, Kant

Resumo

Em grande parte, a estética de Kant passou a ser considerada formalista no âmbito da teoria da arte contemporânea devido ao fato de Clement Greenberg ter remetido sua ideia de autocrítica ao modo como esta é apresentada na Introdução da Crítica da razão pura e por tê-la tomado como um paradigma do modernismo, na medida em que a crítica seria um processo de delimitação dos próprios meios, o que o levou a defender a ideia de que a arte é moderna quando é pura, o que acontece quando cada modalidade artística se restringe apenas àquilo que lhe é inerente, sem se deixar contaminar por elementos provenientes de outras modalidades artísticas. O presente artigo se volta para a recepção de tais ideias a partir do desenvolvimento da arte contemporânea em meados do século XX.

Biografia do Autor

Rosa Gabriella Gonçalves, UFBA

Professora Titular do Departamento de História da Arte e Pintura da Escola de Belas Artes da UFBA e Bolsista de Produtividade do CNPQ. Possui graduação em Comunicação Visual pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), graduação, mestrado e doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo. Realizou estágio pós-doutoral no Departamento de Arte e História da Arte da Universidade de Stanford. Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal da Bahia entre 2013 e 2017. Em 2016 publicou o livro Kant, Greenberg e a questão do formalismo na arte. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Fundamentos e Crítica das Artes, atuando principalmente nos seguintes temas: crítica, arte moderna, formalismo, arte contemporânea e pintura. Foi líder do GT de Estética da ANPOF no biênio 2020/2022. É membro da Diretoria da Associação Brasileira de Estética desde 2020.

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Publicado

2025-08-31

Como Citar

Gonçalves, R. G. (2025). Contribuições da estética de Kant para as teorias da arte moderna. Studia Kantiana, 23(2), 21–30. https://doi.org/10.5380/sk.v23i2.97623

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Artigos