As Reflexões e as Lições de lógica sobre a formação de conceitos empíricos

Autores

  • Mitieli Seixas da Silva Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5380/sk.v21i2.92125

Palavras-chave:

conceito, atos lógicos, comparação, reflexão, abstração

Resumo

A formação de conceitos empíricos é um tema recorrente na literatura especializada dedicada à discussão da obra de Immanuel Kant. Neste texto pretendo oferecer, a partir do isolamento daquilo que considero ser a questão lógica sobre a formação dos conceitos empíricos, uma alternativa a uma interpretação muito influente sobre este tema. Assim, o texto que segue está dividido em três partes. Na primeira, me dedico a investigar a questão lógica sobre a formação dos conceitos empíricos. Na segunda parte, trato da interpretação de Béatrice Longuenesse e a aproximo com o tratamento de Meier e John Locke sobre essa questão. Por fim, ofereço, a partir de uma leitura das Reflexões e das Lições sobre lógica uma interpretação alternativa do papel dos atos lógicos na formação de um conceito empírico para Kant.

Biografia do Autor

Mitieli Seixas da Silva, Universidade Federal de Santa Maria

Mitieli Seixas da Silva é Professora Adjunta do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Santa Maria (RS)

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Publicado

2023-11-20

Como Citar

Seixas da Silva, M. (2023). As Reflexões e as Lições de lógica sobre a formação de conceitos empíricos. Studia Kantiana, 21(2), 155–176. https://doi.org/10.5380/sk.v21i2.92125

Edição

Seção

Artigos