As Reflexões e as Lições de lógica sobre a formação de conceitos empíricos
DOI:
https://doi.org/10.5380/sk.v21i2.92125Palavras-chave:
conceito, atos lógicos, comparação, reflexão, abstraçãoResumo
A formação de conceitos empíricos é um tema recorrente na literatura especializada dedicada à discussão da obra de Immanuel Kant. Neste texto pretendo oferecer, a partir do isolamento daquilo que considero ser a questão lógica sobre a formação dos conceitos empíricos, uma alternativa a uma interpretação muito influente sobre este tema. Assim, o texto que segue está dividido em três partes. Na primeira, me dedico a investigar a questão lógica sobre a formação dos conceitos empíricos. Na segunda parte, trato da interpretação de Béatrice Longuenesse e a aproximo com o tratamento de Meier e John Locke sobre essa questão. Por fim, ofereço, a partir de uma leitura das Reflexões e das Lições sobre lógica uma interpretação alternativa do papel dos atos lógicos na formação de um conceito empírico para Kant.
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