Inflexão estética e nova dicção da Crítica: uma hermenêutica reflexiva avant la lèttre
DOI:
https://doi.org/10.5380/sk.v21i2.92123Palavras-chave:
Reflexão estética, expressão, hipotipose simbólica, interpretação reflexiva, hermenêuticaResumo
Este artigo se propõe a investigar uma perspectiva hermenêutica, afinada com teorias estéticas contemporâneas, nas seções posteriores, §§ 49-60 da Crítica da faculdade de juízo estética, KU e EE. Tratando de qualificar adicionalmente a mera-reflexão e o juízo estético no contraponto da reflexão e função da imaginação que produz os esquemas e conceitos empíricos. Mas ainda, em especificar a reflexão estética como uma interpretação reflexiva, pressuposta e modelada pela estrutura complexa e polissêmica das ideais estéticas nos §§ 49, 51, 58, 59. Interpelando as formulações de Kant, com o argumento de Allison, Longuenesse e Makkreel, para explorar os pontos de interlocução com as estéticas-semânticas de Danto e Rancière.
Referências
ALLISON, H. “Reply to the Comments of Longuenesse and Ginsborg”, Inquiry, 46: 2. 2010, pp. 182-194.
_____. Kant’s Theory of Taste. A reading of the Critique of Aesthetic Judgment. Cambridge University Press, 2001.
AITA, A. “Pictorial Art as Thick Image: how medium, ekphrasis and embodiment interweave in Danto’s art criticism” Arte y Filosofìa en Arthur Danto.1 ed. Murcia, Espanha: Ed. UM, 2016, v.1, pp. 200-223.
COSTELLO. D. “Greenberg’s Kant and the Fate of Contemporary Aesthetics.” The Journal of Aesthetics and Art Criticism 65: 2, Spring 200.
DANTO, A. C. The Abuse of Beauty. Chicago: Open Court, 2004.
_____. Arthur C. After the End of Art. Princeton: Princeton UP, 1997. (trad.) Após o fim da arte. São Paulo: Edusp-Odysseus, 2006.
_____. The Philosophical Disenfranchiment of Art. New York: Columbia UP 1986.
_____. The Transfiguration of the Commonplace. Cambridge: Harvard UP, 1981. (Trad.) A Transfiguração do lugar comum. São Paulo, Cosac Naify, 2005.
_____. Embodied Meanings: critical essays & aesthetic meditations. New York: Noonday Press, 1994.
_____. Arthur, “Embodied Meanings, Isotypes, and Aesthetical Ideas”. The Journal of Aesthetics and Art Criticism, Volume 65, Issue 1, September 2007, pp. 121–129.
GADAMER. Hans-Georg. Truth and Method. Ed. Bloomsbury Academic, 2013.
GREENBERG, Clement. Homemade Esthetics, Oxford: Oxford University Press, 1999
GUYER, P. Kant and the Claims of Taste. Harvard UP, 1979.
_____. Values of Beauty. Historical Essays in Aesthetics. Cambridge UP, 2012.
_____. “Kant’s Conception of Fine Art”. The Journal of Aesthetics and Art Criticism 52: 3, Summer 1994.
KANT, I. Crítica da Faculdade do Juízo. Trad., comentário e notas: Valério Rohden e Antonio Marques. Rio de Janeiro. Forense Universitária, 1993.
_____. Critique of Judgment. Trad. WS. Pluhar. Cambridge: Hackett Publishing, 1987.
_____. Kant: Anthropology from a Pragmatic Point of View. Cambridge University Press, 2006.
_____. Primeira Introdução à Crítica do Juízo. Trad. Rubens Rodrigues Torres F.º. Kant: Duas introduções à Crítica do Juízo. Org. Ricardo R. Terra. Sao Paulo: Iluminuras, 1995.
LONGUENESSE, B. Kant and the Capacity to Judge: sensibility and discursivity in the transcendental analytic of the Critique of pure reason. Princeton: Princeton UP, 1998.
MAKKREEL, Rudolf. A. “Reflection, Reflective Judgment, and Aesthetic Exemplarity”. Aesthetics and Cognition in Kant’s Critical Philosophy. (Ed. Rebecca Kukla). Cambridge University Press, 2002, pp. 223-244.
_____. A., Imagination and Interpretation in Kant: The Hermeneutical Import in the Critique of Judgement. Chicago: The University of Chicago Press, 1990.
_____. A. Orientation and Judgment in Hermeneutics. Chicago: The University of Chicago Press, 2015.
MEERBOTE, Ralf. “Reflection on Beauty”. Cohen and Guyer, 1982, cap. 2.
RANCIÉRE, J. La malaise dans l’esthètique. Paris: Éditions Galilée, 2004.
_____. “Aesthetic Dimension: Aesthetics, Politics, Knowledge”, Critical Inquiry, 36, (Autumn 2009) pp. 1-19.
_____. The Future of the Images. London: Verso, 2007.
_____. The Politics of Aesthetics. Continuum, 2009.
RECANATTI, François. Oratio Obliqua, oratio recta: an essay on metarepresentation. Cambridge: MIT Press, 2000.
SCHILLER, Frederich. A educação estética do homem (numa série de cartas). Trad. Mário Suzuki. São Paulo: Iluminuras, 1995.
ZAMMITO, John H. The Genesis of Kant’s Critique of Judgement. Chicago: Chicago UP, 1992.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Virginia Helena Aragones Aita

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantém os direitos de republicação, sob condição de indicação de primeira publicação na Studia Kantiana.
Autores cedem o direito aos editores de vincular seus artigos em futuras bases de dados.
Todo o conteúdo desta revista está licenciado sob a Licença Internacional Creative Commons 4.0 (CC BY 4.0)