O conceito de técnica na pedagogia social de Paul Natorp
DOI:
https://doi.org/10.5380/sk.v20i2.90838Palavras-chave:
comunidade, Natorp, pedagogia, técnica, vontadeResumo
Para fazer da pedagogia social uma verdadeira alternativa ao psicologismo dominante nas teorias educativas do seu tempo, Paul Natorp apoia a sua abordagem conceptual em três eixos capitais, a saber: a vontade, a comunidade e a autodeterminação. É, contudo, o conceito de técnica que propriamente estabelece as condições de ligação entre esses eixos e, por sua vez, lhes dá um sentido pedagógico alargado a todas as esferas da sociedade em que a questão da formação dos indivíduos é mais visível e necessária. Sendo intimamente associada ao conceito de trabalho, a visão natorpiana da técnica confere à própria pedagogia social um estatuto tecnológico que, como se verá, adquire um poder vigilante sobre todos os outros domínios em que há mediação técnica. Atendendo a esta sua dupla implicação, intentarei mostrar como a técnica, na teoria d Natorp, se funda numa visão tecnocêntrica das relações e instituições sociais, assim como das capacidades racionais atribuídas aos indivíduos.
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