Kant e Rawls: Notas em torno da noção de justiça procedimental imperfeita
DOI:
https://doi.org/10.5380/sk.v19i3.90251Palavras-chave:
Teoria do Direito, Justiça procedimental, formalismo jurídico, moral substantivaResumo
Trata-se de efetuar uma comparação entre Kant e Rawls, limitada ao âmbito do Direito. Mais especificamente, o texto se debruça sobre a questão da justiça procedimental. Partindo da “Doutrina do Direito”, segunda parte da Metafísica dos Costumes, de Kant, o texto aborda a necessidade de se introduzir questões substantivas para uma teoria da justiça que se pretenda efetiva. Desta forma, a primeira parte do texto (1) efetua uma exposição geral dos principais aspectos da doutrina kantiana do Direito. A segunda parte do texto (2) aborda aspectos gerais da Teoria da Justiça como Equidade (TJE), de John Rawls, problematizando o procedimentalismo ou da chamada justiça procedimental como sendo a mais adequada a uma concepção de justiça que se pretenda efetiva. Nota-se certa derivação no pensamento de Rawls a esse respeito, desde Uma teoria da justiça até os textos mais recentes, como Liberalismo político e Justiça como equidade – uma reformulação.
Referências
KANT, I. Metafísica dos costumes, trad. Clélia Aparecida Martins (I Parte), Bruno Nadai, Diego Kosblau e Monique Hulshof (II Parte). Petrópolis, RJ: Vozes; Bragança Paulista, SP: Ed. universitária São Francisco, 2013.
MACHADO, E. de G. da M. Direito e coerção. São Paulo: Unimarco, 2002.
RAWLS, J. Uma teoria da justiça. Trad. Almino Piseta e Lenita M. R. Esteves.. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
RAWLS, J. Collected papers. Org. Samuel Freeman. Cambridge, Mass.; Londres: Harvard University Press, 1999a.
RAWLS, J. The Law of Peoples. Cambridge, Mass./Londres: Harvard University Press, 1999b.
ROUANET, L. P. A filosofia da natureza de Kant. KANT E-PRINTS (ONLINE), v. 5, p. 1-13, 2010.
ROUANET, L. P. “À paz perpétua: estudo sobre o pensamento político de Kant”. Dissertação de Mestrado. São Paulo: FFLCH-USP, 1995.
ROUANET, L. P. “A questão do contratualismo moral em Kant”. Argumentos, ano 5, n. 9 - Fortaleza, jan./jun. 2013, pp. 260-269.
ROUANET, L. P. “Positivismo jurídico versus justiça social?”, in Maria Constança P. Pissarra e Ricardo N. Fabrinni (org.), Direito e filosofia. São Paulo: Atlas, 2007, pp. 191-200.
ROUANET, L. P. Rawls e o renascimento da Filosofia Política. In: Rossano Pecoraro. (Org.). Os clássicos da Filosofia. 1ed.Rio de Janeiro; Petrópolis: Ed. PUC-Rio; Vozes, 2009, v. 3. ROUANET, L. P. Rawls e o enigma da justiça. São Paulo: Unimarco, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Luiz Paulo Rouanet

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores retêm os direitos autorais (copyright) de suas obras e concedem à revista Studia Kantiana o direito de primeira publicação.
Autores cedem o direito aos editores de vincular seus artigos em futuras bases de dados.
Todo o conteúdo desta revista está licenciado sob a Licença Internacional Creative Commons 4.0 (CC BY 4.0)

