Kant e Rousseau: religião e teodiceia nas Anotações nas Observações sobre o Sentimento do Belo e do Sublime

Autores

  • Bruno Cunha Universidade Federal de São João del Rei (São João del Rei, Brasil)

DOI:

https://doi.org/10.5380/sk.v16i1.89780

Palavras-chave:

mal, teodiceia, justiça, ordem, razão prática

Resumo

Tomando como referência o debate com Rousseau, meu objetivo nesse artigo é explicitar, por meio da análise de algumas dessas Anotações e com auxílio de algumas passagens de outros textos, as novas concepções kantianas sobre a religião e a teodiceia que emergiram em meados de 1760. Especificamente, busco mostrar que ao se apropriar criticamente do pensamento de Rousseau, Kant é levado às primeiras formulações de uma inovadora resposta para as questõees do mal moral e da justiça de Deus, que resultarío no rompimento com Leibniz e, consequentemente, na elaboração dos contornos mais essenciais da ética e da filosofia da religião que anos a frente seriam apresentadas como doutrinas filosóficas definitivas em seus trabalhos da maturidade.

Biografia do Autor

Bruno Cunha, Universidade Federal de São João del Rei (São João del Rei, Brasil)

Professor Adjunto na Universidade Federal de São João del Rei.

Referências

CASSIRER, E. “Kant and Rousseau”. In Rousseau, Kant, Goethe: two essays. Traduzido por James Gutmann et al. Princeton: University Press, 1947.

CUNHA, B. A Gênese da Ética de Kant: o desenvolvimento moral pré-crítico em sua relação com a teodiceia. São Paulo: LiberArs, 2017.

CUNHA, B. “Sonhos de um Visionário e suas contribuições para a ética de Kant”. Cadernos de Filosofia Alemã n.22, (2013), pp. 82-106.

CUNHA, B. “As consequências de Sonhos de um Visionário para a concepção kantiana de metafísica: o problema do espírito e suas implicações no período pré-crítico”. Kalagatos v.10, n.19, (2013), pp. 69-100.

DIETERICH, K. Kant und Rousseau. Tübingen: 1878

HENRICH, D. “Hutcheson und Kant”. Kant-Studien. v.49. Berlin: de Gruyter, 1957, p. 49- 69.

HENRICH, D. “Über Kants früheste Ethik”. Kant-Studien. v.54. (1963), p. 404–431.

HÖFFDING, H. “Rousseaus Einfluss auf die definitive Form der Kantischen Ethik”. Kant-Studien. v.2. (1987), p. 11-21.

KANT, I. Gesammelte Schriften. v. I-XXI, Edited by the Akademie der Wissenschaften. Berlin: Reimer (DeGruyter), 1910.

KANT, I. Escritos Pré-Críticos. São Paulo: Ed. UNESP, 2005.

KANT, I. “Reflexões sobre o Otimismo”. Traduzido por Bruno Cunha. Studia Kantiana n.18, (2015), p.206-226.

KANT, I. “Anotações nas Observações sobre o Sentimento do Belo e do Sublime” (seleção de notas). Traduzido por Bruno Cunha. Kant E-prints v.11, n.2. (2016), p.51-79.

KANT, I. Lições de Ética. Traduzido por Bruno Cunha e Charles Feldhaus. São Paulo: Editora Unesp, 2018 (No prelo).

LEIBNIZ, G. W. Sämtliche Schriften und Briefe. Edited by the Deutsche Akademie der Wissenschaften. Berlin: Akademieverlag, 1923.

POPE, A. Selected Poetry and Prose. Edited by Robin Sowerby. London: Routledge, 1988.

REICH, K. Rousseau und Kant. Tübingen: 1936.

ROUSSEAU, J.-J. Ouevres complètes. Paris: 1856.

SHELL, S. M. Kant and Limits of Autonomy. London: Harvard University Press, 2009.

SCHILPP, P. A. La Ética Pré-Crítica de Kant. Cidad Universitária: Universidad Nacional Autónoma de México, 1966.

SCHMUCKER, J. Die Ursprünge der Ethik Kants in seinen vorkritischen Schriften und Reflektionen. Meisenheim: A. Hain, 1961.

SCHNEEWIND, J. A Invenção da Autonomia: uma história da filosofia moral moderna. São Leopoldo: Editora Usisinos, 2001.

VOLTAIRE, Oeuvres completes. Tome douzieme: Paris, 1785.

VLEESCHAUWER, H. La Evolución del Pensamiento Kantiano. Mexico: Universidad Nacional Autónoma de México, 1962.

Downloads

Publicado

2023-06-08

Como Citar

Cunha, B. (2023). Kant e Rousseau: religião e teodiceia nas Anotações nas Observações sobre o Sentimento do Belo e do Sublime. Studia Kantiana, 16(1), 05–23. https://doi.org/10.5380/sk.v16i1.89780

Edição

Seção

Artigos