Open Journal Systems

Looking for Kant: considerações sobre o sentimento de respeito kantiano do ponto de vista da neurociência contemporânea

Rafael da Silva Cortes

Resumo


Neste trabalho analisamos o conceito kantiano de sentimento de respeito pela lei (Achtung vor dem Gesetz) à luz dos estudos e reflexõees sobre neurociência contemporânea. Nosso objetivo é entender em que medida é legítimo considerar o respeito pela lei moral um verdadeiro sentimento, ainda que tenha origem na razão. Para tanto, nesse ensaio nos servimos dos trabalhos de Kant sobre a fundamentação da moralidade, nos quais o autor explica as características daquele sentimento e sua importância para a lei moral. Posto essas considerações, nos concentramos nos estudos de Antonio Damasio sobre os sentimentos, expostos em seu trabalho denominado Looking for Spinoza: Joy, Sorrow, and the Feeling Brain, de 2003. Nessa etapa do artigo foco nas considerações do autor sobre a origem e a relação dos sentimentos com a mente, o cérebro e o corpo humano. Por fim, propomos uma revisão semântica do conceito kantiano de sentimento de respeito, fundamentada nos resultados obtidos pelos estudos de Damásio sobre os sentimentos.

Palavras-chave


respeito pela lei, sentimento, neurociência e lei moral.

Texto completo:

PDF

Referências


DAMÁSIO, A. Em busca de Espinosa: prazer e dor na ciência dos sentimentos. Adaptação para o português do Brasil de Laura Teixeira Motta. São Paulo: Companhia da Letras. 2004.

DAMÁSIO, A. Looking for Spinoza: Joy, Sorrow, and the Feeling Brain. Orlando: Harcourt Inc., 2003.

FERRAZ, C. A. “Kant sobre o sentimento moral”. In: WILLIGES, Flávio; COPP, David; FISCHBORN, Marcelo (Org.). O lugar das emoções na ética e na metaética. Santa Maria (não publicado).

KANT, I. Crítica da razão pura. Tradução de Manuela Pinto dos Santos e Alexandre Fradique Morujão. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1997.

KANT, I. Crítica da razão prática. Tradução de Valério Rohden. São Paulo: Martins Fontes. 2002.

KANT, I. Fundamentação da metafísica dos costumes. Tradução de Paulo Quintela. Lisboa: Edições 70, 2005.

KANT, I. Fundamentação da metafísica dos costumes. Tradução com introdução e notas de Guido Antônio de Almeida. São Paulo: Discurso Editorial: Barcarolla, 2009.

KANT, I. La metafísica de las costumbres. Tradução de Adela Cortina Orts e Jesús Conill Sancho. Madrid: Tecnos. 1999.

WOOD, A. “A boa vontade”. Studia Kantiana, n. 9 (2009), pp.7-40.




DOI: http://dx.doi.org/10.5380/sk.v15i3.89231

Apontamentos

  • Não há apontamentos.