A felicidade alheia, os pobres e os mendigos na Doutrina da Virtude de Kant
DOI:
https://doi.org/10.5380/sk.v11i14.88860Resumo
Esse trabalho visa principalmente três questões: Primeiro, deve ser demonstrado oposto de uma aporia divulgada que existe uma explicação plausível da aplicação do critério da obrigação estrita à divisão dos deveres na Doutrina da virtude. Segundo, o interesse se refere a derivação dos deveres da virtude para com os outros (como deveres da felicidade alheia) a partir dos deveres para consigo próprio assim como do princípio supremo da Doutrina da virtude. Deste modo, a necessidade do dever de benevolência deve ser justificada. Terceira, a tarefa da interpretação se refere ao esclarecimento da questão sobre o que o dever da virtude prescreve exatamente e até onde chega o domínio da sua validade. A resposta a essa pergunta permitiria explicar a atitude de Kant para as questões sociais como o sustento dos pobres e o trato com mendigos. A tese é que existe, segundo a Doutrina da virtude, um dever incondicionado e objetivo para a beneficência, que ordena o subsídio aos próximos, pobres e (dentro de certos limites) até mesmo mendigos.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos de republicação, sob condição de indicação de primeira publicação na Studia Kantiana.
Autores cedem o direito aos editores de vincular seus artigos em futuras bases de dados.
A Studia Kantiana utiliza a licença Creative Commons: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0)
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
Sem Derivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.