Jupiter and the god of morality: the paradox of individual autonomy and national self-determination in Kant
DOI:
https://doi.org/10.5380/sk.v11i14.88855Resumo
Este artigo expõe e procura resolver um paradoxo resultante da justaposição da filosofia moral e da filosofia política de Immanuel Kant. O individualismo e a autonomia da ética kantiana contrastam com a soberania inviolável que ele concede ao Estado na sua filosofia política. Como mostra a história, não tem certeza que o Estado vai observar os direitos dos seus cidadãos. A solução do paradoxo aqui proposta é possível lendo À paz perpétua (PP) na perspectiva da Metafísica dos costumes (MM). Ela coloca PP no contexto mais amplo dos escritos políticos e morais de Kant para confrontar uma leitura quietista, conservadora desta obra com uma interpretação moderada de MM, a qual combina melhor com a concepção kantiana de republicanismo e da sua evolução teleológica global. O objetivo desta intervenção é fornecer uma posição kantiana no debate corrente sobre relações internacionais, com respeito ao conflito entre direitos humanos e auto-determinação nacional.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos de republicação, sob condição de indicação de primeira publicação na Studia Kantiana.
Autores cedem o direito aos editores de vincular seus artigos em futuras bases de dados.
A Studia Kantiana utiliza a licença Creative Commons: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0)
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
Sem Derivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.