Teleologia e Moralidade em Kant e Fichte
DOI:
https://doi.org/10.5380/sk.v7i9.88591Resumo
O artigo visa reconstruir a transformação da teoria kantiana do juízo teleológico na Doutrina dos costumes de Fichte. Pretende-se mostrar que Fichte leu a doutrina kantiana acerca do juízo teleológico e da teleologia moral da natureza como contribuição para uma ética que aborda não só o princípio da razão prática pura e a questão da sua validade, mas também as condições da aplicabilidade do princípio. Assim, Fichte incorpora a teoria do juízo reflexionante a filosofia prática. Na primeira parte do trabalho são lembrados os elementos principais da concepção kantiana do juízo teleológico na terceira Crítica. A segunda parte expõe a "dedução da realidade e aplicabilidade da lei moral" na segunda parte da Doutrina dos costumes de Fichte, com o fim de mostrar que Fichte retoma conceitos centrais da teoria kantiana do juízo teleológico para explicitar pressupostos necessários do agir moral. Na parte final mostrar-se-á que a teoria fichtiana acerca das condições da aplicabilidade da lei moral não envolve só um deslocamento na concepção do lugar sistemático da teleologia, mas transforma também a concepção kantiana da natureza e da relação entre liberdade e natureza.
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