A doutrina do facto da razão no contexto da filosofia crítica kantiana
DOI:
https://doi.org/10.5380/sk.v6i6/7.88502Resumo
A doutrina do facto da razão é um dos pontos de maior polêmica entre estudiosos de Kant, dada a dificuldade de interpretação inerente ao texto da Crítica da Razão Prática em que a doutrina é exposta e, sobretudo, a dificuldade que as análises da doutrina enfrentam para encaixá-la no projeto crítico kantiano. Seria o facto da razão uma renúncia a filosofia crítica e a queda de Kant no dogmatismo? Beck, Allison e Guido de Almeida são alguns dos filósofos que aceitaram o desafio de interpretar e defender o facto da razão como uma doutrina legítima, nos oferecendo instigantes leituras do texto kantiano. Aqui, lidamos com algumas dificuldades filológicas e filosóficas dessas leituras.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos de republicação, sob condição de indicação de primeira publicação na Studia Kantiana.
Autores cedem o direito aos editores de vincular seus artigos em futuras bases de dados.
A Studia Kantiana utiliza a licença Creative Commons: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0)
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
Sem Derivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.