Uma pauta pública para uma nova televisão brasileira
DOI:
https://doi.org/10.5380/rsp.v22i0.3662Palabras clave:
televisão, pauta política, políticas públicas, mídia eletrônica. television, political agenda, public policy, electronic media. télévision, projet public, politiques publiques, médias électroniques.Resumen
O objetivo do presente artigo é apresentar alguns elementos conceituais de uma "pauta pública" dos meios de comunicação no Brasil, em particular da televisão. Inicialmente se tecem algumas considerações sobre a importância da participação da sociedade para formular a programação televisiva, de uma forma que seja uma participação cidadã; em seguida, a partir de depoimentos de acadêmicos e profissionais liberais, apresenta-se alguns elementos dessas participação cidadã e pauta pública na televisão. O texto encerra-se considerando que, diferentemente do que os profissionais da comunicação consideram, há no Brasil uma demanda por uma televisão assertiva, que considere e apresente interesses sociais de longo prazo de maneira reflexiva e transformadora.
Abstract
The goal of this article is to present some conceptual elements for a "political agenda" for Brazilian mass media, and television in particular. We initially put forth some considerations on the importance of societal participation in formulating what is shown on tv, in such a way as to create citizen-building participation; this is followed by a discussion of what such participation, and a public agenda for television could entail, as based on the testimony of academics and service professionals. The text concludes with the consideration that, unlike what most communications area professionals argue, Brazil does have a demand for affirmative television, that is, a kind of television that works with long-term social interests in a reflexive and transforming manner.
Résumé
L'objectif de cet article est de présenter des éléments conceptuels d' «un projet public» pour les moyens de communication au Brésil, surtout pour la télévision. D'abord, des réflexions sur l'importance de la participation de la société en vue de formuler la programmation de la télévision pour qu'elle jouisse d'un esprit de citoyennété sont faites ; ensuite, à partir des témoignages de professionnels et des intellectuels sont présentés quelques éléments relevant de cette participation citoyenne et de ce projet public. Le texte se termine par l'idée d'une demande pour une télévision engagée, qui prend en compte et véhicule les intérêts sociaux à long terme de manière réflexive et transformatrice, en opposition à ce que les professionnels de la communication prônent.
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