A ESQUERDA E OS IMPASSES DA TRANSIÇÃO PARA A DEMOCRACIA NO PÓS-GUERRA (1945-1946)
DOI:
https://doi.org/10.5380/rsocp.v0i06-07.39337Abstract
Procura-se neste artigo revisitar e analisar criticamente o quadro político do pós-guerra, contrapondo o projeto democratizante varguista em que se insere o PCB ao projeto elitista e excludente proposto pelos liberais opositores do Estado Novo. Dessa maneira, devemos dimensionar os efeitos da deposição de Getúlio Vargas sobre os rumos da democratização e os limites em que se circunscreveu a autonomia da Assembléia Constituinte de 1946 e, dentro e fora dela, da ação dos comunistas e seus embates com outros agrupamentos de esquerda.
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Os autores transferem os direitos autorais dos seus manuscritos para a Revista de Sociologia e Política. Além disso, o autor compromete-se a citar a primeira edição do artigo em todas as edições posteriores, incluindo em línguas estrangeiras.
O conteúdo da Revista de Sociologia e Política está licenciado de acordo com a Creative Commons (atribuição tipo CC BY 4.0 ), que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado. Todo o acervo do nosso periódico é de acesso livre e aberto. Os autores concedem os direitos autorais dos seus manuscritos para a Revista de Sociologia e Política.