NOITES TROPICAIS: O BRASIL E A NOVA ERA DA NÃO PROLIFERAÇÃO E DO DESARMAMENTO NUCLEARES (2003-2010)

Authors

  • Diego Santos Vieira de Jesus Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

DOI:

https://doi.org/10.5380/rsp.v20i43.31833

Keywords:

Brasil, não proliferação, desarmamento, armas nucleares, energia nuclear

Abstract

O objetivo deste artigo é examinar as posições defendidas pelo Brasil durante a administração Lula(2003-2010) quanto à não proliferação, ao desarmamento e aos usos pacíficos da energia nuclear. Oargumento central aponta que o Brasil consolidava aspirações presentes em momentos anteriores e desejavacolocar-se como interlocutor entre os estados nuclearmente e não nuclearmente armados, a fim de reforçarsua posição como um solucionador de disputas e beneficiar-se em termos de uma maior participação nosfóruns internacionais, em particular da ampliação de sua atuação no desenvolvimento de regras e normasque limitassem ações unilaterais de grandes potências e preservassem a flexibilidade para a articulaçãodos interesses de estados emergentes. O Brasil almejava pressionar os estados nuclearmente armados paraque cumprissem suas obrigações de desarmamento, enquanto procurava preservar a autonomia paradesenvolver atividades nucleares pacíficas. Na primeira seção, são examinados o desenvolvimento doprograma nuclear brasileiro e a posição do Estado quanto a regimes internacionais nas áreas de nãoproliferação e desarmamento nucleares. Nas seções seguintes, é investigada a posição da administraçãoLula quanto à não proliferação e aos usos pacíficos da energia nuclear e, a seguir, ao desarmamentonuclear. Dentre as conclusões atingidas, cabe destacar que, ao mesmo tempo em que o Brasil viabilizou odiálogo com as potências do Norte e garantiu estabilidade e segurança regionais, ele operou comocatalisador das demandas de estados em instituições nas quais buscavam ampliar oportunidades de voz.

Author Biography

Diego Santos Vieira de Jesus, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Diego Santos Vieira de Jesus (dsvj@puc-rio.br) é Doutor em Relações Internacionais pela PontifíciaUniversidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e Professor de Relações Internacionais na mesmaUniversidade.

How to Cite

Jesus, D. S. V. de. (2012). NOITES TROPICAIS: O BRASIL E A NOVA ERA DA NÃO PROLIFERAÇÃO E DO DESARMAMENTO NUCLEARES (2003-2010). Revista De Sociologia E Política, 20(43). https://doi.org/10.5380/rsp.v20i43.31833

Issue

Section

Articles