IMPRENSA E VOTO NAS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS BRASILEIRAS DE 2002 E 2006
DOI:
https://doi.org/10.5380/rsp.v20i41.31783Keywords:
cobertura da imprensa, efeitos da mídia, eleições presidenciais brasileirasAbstract
O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa sobre os efeitos da cobertura da imprensa no voto naseleições presidenciais brasileiras de 2002 e 2006. Argumenta-se que ela foi um fator importante em ambosos pleitos. A variável dependente é formada pelas séries históricas de intenção de voto dos principaiscandidatos: Lula (Partido dos Trabalhadores), Serra (Partido da Social Democracia Brasileira), Garotinho(Partido Socialista Brasileiro) e Ciro (Partido Popular Socialista) em 2002, e Lula, Alckmin (Partido daSocial Democracia Brasileira), Heloísa Helena (Partido Socialismo e Liberdade) e Cristovam Buarque(Partido Democrático Trabalhista) em 2006. A principal variável explicativa é a cobertura eleitoral dequatro grandes jornais do país: Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, O Globo e Jornal do Brasil. Completamo modelo as seguintes variáveis de controle: propaganda partidária dos candidatos, o Horário PolíticoGratuito Eleitoral no 1º e 2º turnos, os debates presidenciais e o índice de popularidade presidencial. Osmodelos foram estimados via MQO. Os resultados dos testes indicam que, em 2002, a cobertura da imprensade Lula e Ciro Gomes foi uma das responsáveis pela variação observada nas suas respectivas intenções devoto. Em 2006, a dinâmica foi um pouco mais complexa. Apenas as intenções de voto em Heloísa Helenaforam afetadas por sua própria cobertura. A princípio, é surpreendente que a cobertura extremamentenegativa de Lula não tenha lhe custado votos. Mas ela teve um impacto indireto, e importante, paraAlckmin e Cristovam Buarque. Como esse impacto foi maior durante o escândalo do dossiê tucano, podeseafirmar que a cobertura da imprensa contribuiu decisivamente para a ocorrência do 2º turno na últimaeleição presidencial. Esses resultados mantêm-se mesmo quando se analisam os votos de eleitores degrupos de escolaridade distintos, um controle para os diferentes níveis de exposição aos jornais.Downloads
How to Cite
Mundim, P. S. (2012). IMPRENSA E VOTO NAS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS BRASILEIRAS DE 2002 E 2006. Revista De Sociologia E Política, 20(41). https://doi.org/10.5380/rsp.v20i41.31783
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