A QUESTÃO DA REPRESENTAÇÃO NO MERCOSUL: OS CASOS DO PARLASUL E DO FCCR

Authors

  • Marcelo de Almeida Medeiros Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Natália Leitão Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Henrique Sérgio Cavalcanti Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Maria Eduarda Paiva Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Rodrigo Santiago Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

DOI:

https://doi.org/10.5380/rsp.v18i37.31650

Keywords:

Mercosul, representação, Parlamento, paradiplomacia, regionalismo

Abstract

Um dos problemas que mais têm chamado a atenção dos estudiosos das organizações regionais internacionais(ORI) é o da representação. Os arranjos institucionais nelas edificados têm procurado refletir essarepresentação em sua dupla vertente, a saber: uma assembléia constituída pelos estados-membros; outraformada por delegados dos cidadãos. Alguns deles, todavia, têm inovado por meio da criação de fórunscompostos por entes subnacionais, a fim de procurar atenuar o que certos autores têm denominado de“déficit democrático”. O objetivo deste trabalho é escrutar a dinâmica constitutiva de dois órgãos derepresentação do Mercado Comum do Sul: (i) o Parlamento do Mercosul (Parlasul) e (ii) o Foro Consultivode Municípios, Estados Federados, Províncias e Departamentos do Mercosul (FCCR). Procura-se identificaros parâmetros que balizam as suas respectivas composições e, a partir daí, tenta-se pensar a questão darepresentação. A conclusão é de que apesar dos papéis essencialmente consultivos do Parlasul e do FCCRe de suas imperfeições no que concerne à prática da representação e do controle, elas constituem-se emelementos concretos que podem, ou não, gerar momentum para novas invenções políticas.

Author Biographies

Marcelo de Almeida Medeiros, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Marcelo de Almeida Medeiros (mam14@pq.cnpq.br) é Doutor em Ciência Política pelo Institut d’ÉtudesPolitiques de Grenoble (França) e Professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Natália Leitão, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Natália Leitão (natalialeitao@gmail.com) é Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal dePernambuco (UFPE).

Henrique Sérgio Cavalcanti, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Henrique Sérgio Cavalcanti (h_sbcj@yahoo.com.br) é Graduando em Ciências Sociais pela UniversidadeFederal de Pernambuco (UFPE).

Maria Eduarda Paiva, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Maria Eduarda Paiva (mariaeduardapaiva@gmail.com) é Graduanda em Direito pela Universidade Federalde Pernambuco (UFPE) e bolsista da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado dePernambuco (Facepe) no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) da UFPE.

Rodrigo Santiago, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Rodrigo Santiago (rodrigosantiago_18@hotmail.com) é Graduando em Ciências Sociais pela UniversidadeFederal de Pernambuco (UFPE).

How to Cite

Medeiros, M. de A., Leitão, N., Cavalcanti, H. S., Paiva, M. E., & Santiago, R. (2010). A QUESTÃO DA REPRESENTAÇÃO NO MERCOSUL: OS CASOS DO PARLASUL E DO FCCR. Revista De Sociologia E Política, 18(37). https://doi.org/10.5380/rsp.v18i37.31650

Issue

Section

Dossiê Relações Internacionais: Novos Temas e Agendas