O CAMPONÊS E A FOTOGRAFIA

Autores

  • Pierre Bourdieu
  • Marie-Claire Bourdieu

DOI:

https://doi.org/10.5380/rsocp.v0i26.8103

Palavras-chave:

fotografia, campesinato, tecnologia, parentesco, estética, cultura local, photography, peasantry, technology, kinship, aesthetics, village culture, Béarn, France, photographie, paysannat, technologie, parentèle, esthétique, culture locale

Resumo

Recorrendo a uma etnografia da aldeia do Sudoeste francês onde o autor passou sua infância, este artigo analisa os usos sociais e o sentido das fotografias e da prática fotográfica na sociedade camponesa do Béarn nos inícios de 1960. A fotografia surgiu ali, pela primeira vez, durante as grandes cerimônias da vida familiar e coletiva, como os casamentos, em que preenchia a função de afirmar a unidade, posição e fronteiras das linhagens envolvidas. Tais cerimônias podiam ser fotografadas porque estavam fora da rotina diária, e deviam ser fotografadas para solenizar e materializar a imagem que o grupo pretendia apresentar de si próprio. Por isso, as fotografias são vistas e apreciadas não em si mesmas e por si mesmas, isto é, em termos das suas qualidades técnicas ou estéticas, mas como sociogramas leigos que possibilitam um registro visual das relações e papéis sociais existentes.

Downloads

Como Citar

Bourdieu, P., & Bourdieu, M.-C. (2006). O CAMPONÊS E A FOTOGRAFIA. Revista De Sociologia E Política, (26). https://doi.org/10.5380/rsocp.v0i26.8103

Edição

Seção

Dossiês