OLIVEIRAS ENTRE ALEMÃES ESTUDO DE CASO DA CLASSE DOMINANTE NO NORDESTE DE SANTA CATARINA. DA LAVOURA ESCRAVISTA PARA A INDÚSTRIA E A POLÍTICA
DOI:
https://doi.org/10.5380/rsocp.v0i04-05.39362Resumo
Este artigo procura analisar a trajetória de um segmento da classe dominante luso-brasileira no nordeste de Santa Catarina. A partir da história social e econômica da região, desde a fundação de São Francisco do Sul até a consolidação económica de Joinville, acompanhamos o itinerário da família Oliveira, passando da lavoura escravista para a indústria e a política. Através de uma família da classe dominante local, acompanhamos também os grandes processos sociais, económicos, culturais, ideológicos e políticos do nordeste de Santa Catarina.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores transferem os direitos autorais dos seus manuscritos para a Revista de Sociologia e Política. Além disso, o autor compromete-se a citar a primeira edição do artigo em todas as edições posteriores, incluindo em línguas estrangeiras.
O conteúdo da Revista de Sociologia e Política está licenciado de acordo com a Creative Commons (atribuição tipo CC BY 4.0 ), que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado. Todo o acervo do nosso periódico é de acesso livre e aberto. Os autores concedem os direitos autorais dos seus manuscritos para a Revista de Sociologia e Política.