A AVENTURA BRASILEIRA DO MARXISTA CAIO PRADO JR.
DOI:
https://doi.org/10.5380/rsocp.v0i08.39319Resumo
O artigo que segue procura situar Caio Prado Jr. no contexto da construção de um pensamento marxista no Brasil, independente e desvinculado dos problemas de interpretação do País ligados ao PCB e decorrentes das orientações das Internacionais Comunistas. E distante do PCB e próximo da Universidade que se forma um pensamento marxista brasileiro no qual pode ser situado Caio Prado Jr., cuja preocupação essencial é elaborar uma visão global sobre a realidade brasileira. Tal preocupação, coincidentemente, acaba se realizando em dois momentos fundamentais, pois neles os intelectuais se voltam à compreensão do que seja o país: os períodos entre 1933 e 1945 e entre 1955 e 1969.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores transferem os direitos autorais dos seus manuscritos para a Revista de Sociologia e Política. Além disso, o autor compromete-se a citar a primeira edição do artigo em todas as edições posteriores, incluindo em línguas estrangeiras.
O conteúdo da Revista de Sociologia e Política está licenciado de acordo com a Creative Commons (atribuição tipo CC BY 4.0 ), que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado. Todo o acervo do nosso periódico é de acesso livre e aberto. Os autores concedem os direitos autorais dos seus manuscritos para a Revista de Sociologia e Política.