NOTAS SOBRE A TAYLORIZAÇÃO SOVIÉTICA DO TRABALHO
DOI:
https://doi.org/10.5380/rsocp.v0i08.39316Resumo
O artigo analisa a introdução dos métodos de organização do trabalho elaborados por Taylor nas fábricas da União Soviética, no período de Lênin. As adaptações soviéticas do taylorismo criaram um sistema de produção baseado na estrita vigilância do trabalho e do trabalhador, marcando de forma profunda toda a industrialização da URSS. A disciplina no trabalho, o controle, a ausência de mecanismos de expressão dos trabalhadores — prolongamento nas fábricas do regime social e político totalitário — sufocaram toda possibilidade de geração de uma forma nova de produzir. Além de comprometer no médio prazo a produtividade e a qualidade de todo o sistema.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores transferem os direitos autorais dos seus manuscritos para a Revista de Sociologia e Política. Além disso, o autor compromete-se a citar a primeira edição do artigo em todas as edições posteriores, incluindo em línguas estrangeiras.
O conteúdo da Revista de Sociologia e Política está licenciado de acordo com a Creative Commons (atribuição tipo CC BY 4.0 ), que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado. Todo o acervo do nosso periódico é de acesso livre e aberto. Os autores concedem os direitos autorais dos seus manuscritos para a Revista de Sociologia e Política.