O conceito de Estado Desenvolvimentista e sua utilidade para os casos brasileiro e argentino

Autores

  • Renato Perissinotto Universidade Federal do Paraná (UFPR)

DOI:

https://doi.org/10.5380/rsp.v22i52.39145

Palavras-chave:

Estado Desenvolvimentista, Brasil, Argentina, industrialização, 1930-1966

Resumo

O texto analisa o conceito de Estado Desenvolvimentista e sua utilidade para pensar comparativamente os casos de Brasil e Argentina. O método da pesquisa é comparativo e o material utilizado é a extensa bibliografia sobre o conceito e sobre os dois países, além de algumas fontes empíricas, notadamente entrevistas com decisores da área econômica. A pesquisa indica até o presente momento a importância das elites políticas e burocráticas para explicar as diferenças de desempenho no processo de industrialização de Brasil e Argentina. O desenho comparativo da pesquisa, amparada num conceito que, ele próprio, nasceu de pesquisas comparativas, contribui para melhor delimitar as causas não econômicas do desenvolvimento.

Biografia do Autor

Renato Perissinotto, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Renato Perissinotto (monseff@gmail.com) é Doutor em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp),
professor dos programas de pós-graduação em Sociologia e Ciência Política da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e editor-chefe da Revista de Sociologia e Política.

Downloads

Publicado

24-12-2014

Como Citar

Perissinotto, R. (2014). O conceito de Estado Desenvolvimentista e sua utilidade para os casos brasileiro e argentino. Revista De Sociologia E Política, 22(52), 59–75. https://doi.org/10.5380/rsp.v22i52.39145

Edição

Seção

Dossiês