HABITANTES DE GUETOS DE TODOS OS PAÍSES: UNI-VOS! VOCÊS NÃO TÊM NADA A PERDER, A NÃO SER OS MUROS!
DOI:
https://doi.org/10.5380/rsp.v23i0.3703Palavras-chave:
guetos, hiperguetos, opressão, mobilização social, ghettos, hyperghettos, oppression, social mobilization, mobilisation sociale.Resumo
O presente artigo apresenta uma discussão com o texto de Loïc Wacquant Que é um gueto? Construindo um conceito sociológico, particularmente a respeito das relações entre o conceito wacquantiano de hipergueto e o mais tradicional de gueto. A autora particularmente argumenta que, ao contrário do que se pensa, as condições extremas de exclusão social a que estão submetidas as populações habitantes dos atuais hiperguetos não as torna mais frágeis socialmente: historicamente se sabe que essas são condições propícias para a mobilização social, a que se soma um fator emergente nos últimos anos, capaz de mobilizar com sucesso populações oprimidas: o Islamismo.
RESIDENTS OF THE GHETTOS OF ALL COUNTRIES: UNITE! YOU HAVE NOTHING TO LOSE BUT YOUR WALLS!
Abstract
This article discusses Loic Wacquants paper, What is a ghetto? Building a sociological concept, with a particular focus on on Wacquants concept of hyperghetto and its relation to the more traditional concept of ghetto. The author makes the argument that, contrary to what is commonly assumed, the extreme conditions of social exclusion that the inhabitants of todays hyperghettos are subjected to does not make them more socially fragile: historically we can se that these conditions propitiate social mobilization. Another emergent factor of recent years can be added to the scenario, showing considerable ability in the succesful mobilization of oppressed populations: Islam.
HABITANTS DE GHETTOS DE TOUS LES PAYS: UNISSEZ-VOUS! VOUS NAVEZ RIEN A PERDRE, SI CE NEST VOS MURS !
Résumé
Cet article établit un dialogue avec le texte de Loïc Wacquant «Quest-ce que le ghetto?». En bâtissant un concept sociologique, particulièrement en ce qui concerne les relations entre le concept wacquantien «dhyperghetto» et le concept traditionnel de «ghetto», lauteur argumente qu à lopposé de la pensée générale, les conditions extrêmes dexclusion sociale auxquelles sont soumises les populations habitant les hyperghettos actuels ne les rendent pas plus fragiles socialement : historiquement on sait que ces conditions sont favorables à la mobilisation sociale, à laquelle sajoute un élément de plus ces dernières années, capable de mobiliser avec succès les populations opprimées : lIslamisme.
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