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As rádios comunitárias nas campanhas eleitorais: exercício da cidadania ou instrumentalização (1998-2000)

Márcia Vidal NUNES

Resumo



O principal objetivo deste trabalho é tentar compreender como se deu o processo de instrumentalização e/ou do exercício da cidadania nas rádios comunitárias durante as campanhas eleitorais de 1998 e 2000, nas emissoras vinculadas aos chefes políticos locais, nas cidades de Fortaleza, Sobral e Juazeiro, no estado do Ceará. Da mesma forma, o artigo visa a compreender o fenômeno da "espetacularização" da política, as diferentes técnicas jornalísticas e publicitárias utilizadas para a projeção desses políticos profissionais do rádio, além de aprofundar o entendimento do sentido de apropriação da vivência comunitária, percebendo como os chefes locais captam e reelaboram as diferentes estratégias de organização populares. Inicialmente, apresentamos um panorama da evolução das rádios comunitárias no Brasil e no mundo, relacionando-as ao desenvolvimento dos movimentos sociais. Depois, mostramos como a ampliação do exercício da cidadania relaciona-se às experiências midiáticas vividas por membros desses movimentos sociais, destacando seu envolvimento nas rádios comunitárias. Na terceira seção do artigo, identificamos o processo de instrumentalização das rádios comunitárias durante as campanhas eleitorais.


Abstract


The main goal of this paper is to further our understanding of the processes of instrumentalization or exercise of citizenship in community radio stations during the 1998-2000 electoral campaigns. We look at radio stations linked to local political bosses in the cities of Fortaleza, Sobral and Juazeiro, in the state of Ceará. In a similar vein, the article seeks further understanding of the way in which politics become a spectacle, and the different journalistic and publicity techniques employed for the projection of political radio professionals, as well as of the way in which community experiences are appropriated as local political bosses capture and re-elaborate the various strategies deployed by popular organizations. Initially, we present an overview of the evolution of community radio stations in Brazil and throughout the world, relating this to the development of social movements. We then show how the exercise of citizenship has been broadened by media-related experience gained by members of social movements, giving particular salience to involvement in community radio. In the third section of the article, we identify a process of instrumentalization of community radio during electoral campaigns.


Résumé


L'objectif principal de ce travail est de chercher à comprendre quelles influences et/ou quel exercice de citoyenneté interviennent dans les radios communautaires dans les campagnes électorales de 1998 et 2000, à Fortaleza, à Sobral et à Juazeiro, villes brésiliennes de l'état du Ceará, dans leurs stations de radios liées aux chefs politiques locaux. L'article vise également comprendre la mise en spectacle de la politique, les techniques de journalisme et de publicité utilisées au profit de ces politiciens professionnels de la radio. L'article étudie le sens du phénomène d'appropriation de la vie communautaire, tout en observant comment les chefs locaux saisissent et reconstruisent les stratégies d'organisation populaires. D'abord, nous présentons un apperçu de l'évolution des radios communautaires au Brésil et dans le monde et nous la comparons avec celle des mouvements sociaux. Ensuite, nous montrons comment l'élargissement du sens de citoyenneté a des liens avec les expériences des médias que le membres de ces mouvements connaissent, surtout en ce qui concerne leur participation aux stations de radios communautaires. Dans la troisième partie de l'article, nous identifions les processus d'influence des radios communautaires lors des campagnes électorales.



Palavras-chave


rádios comunitárias; eleições; cidadania; mídia. community radio stations; elections; citizenship; media. radios communautaires; élections; citoyenneté; média.

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