Crise e representação empresarial: o surgimento do pensamento nacional das bases empresariais

Alvaro Bianchi

Resumo




O objetivo do trabalho é elucidar as origens da crise da representação empresarial na década de 80 e o surgimento do Pensamento Nacional das Bases Empresariais (PNBE) nesse contexto. Criado em meados de 1987 e institucionalizado em 1990, o PNBE nasceu de uma profunda insatisfação com as respostas à crise que vinham sendo articuladas pela estrutura tradicional de representação do empresariado. Apresentando um projeto que visava a superar o caráter econômico-corporativo das propostas até então colocadas na mesa pelo empresariado, a entidade apresentava uma nova alternativa de caráter hegemônico como saída para a crise. Tal projeto, contudo, nunca assumiu contornos muito definidos. Foi mais uma profissão de fé do que um programa.


Abstract



The aim of this work is to elucidate the origins of the entrepreneurs' representation crisis in the decade of the 1980's and the rise of the National Entrepreneurs' Basis' Thinking (Pensamento Nacional das Bases Empresariais - PNBE) in this context. Created in 1987 and institutionalized in 1990, the PNBE was born from a profound dissatisfaction with the answer to the crisis that had been articulated by the traditional entrepreneur's representation structure. Presenting a project aimed to supersede the economic and corporative character of previous propositions of the entrepreneurial class, this entity presented a new alternative of hegemonic character as a solution of the crisis. This project, however, has never assumed defined contours. It was more a faith pledge than a program.


Résumé



L'objectif de ce travail est de clarifier les origines de la crise de représentation des entrepreneurs dans les années 80 et l'avènement de la Pensée Nationale des Bases des Entrepreneurs (PNBE) dans ce contexte. Créé vers la moitié de 1987 et institutionnalisé en 1990, le PNBE est issu d'un profond mécontentement à l'égard des réponses à la crise qui étaient proposées par la structure traditionnelle de représentation des entrepreneurs. En présentant un projet qui envisageait dépasser le caractère economique et corporativiste des propositions mises sur table par les entepreneurs, l'organisation offrait une nouvelle alternative de nature hégemonique comme solution à la crise. Néanmoins ce projet n'a jamais eu de contours précis. Ce fut plutôt une profession de foi qu'un programme.


Palavras-chave


empresariado; representação empresarial; Pensamento Nacional das Bases Empresariais. entrepreneur; entrepreneurial representation; National Entrepreneurs' Basis' Thinking. entrepreneurs; représentation d'entrepreneurs; Pensée Nationale des Bases d' E

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Revista de Sociologia e Política. ISSN: 0104-4478 (versão impressa)
1678-9873 (versão online)