Clientelismo e democracia capitalista: elementos para uma abordagem alternativa
DOI:
https://doi.org/10.5380/rsp.v15i0.3573Palavras-chave:
clientelismo, democracia capitalista, Nordeste brasileiro. clientelism, capitalist democracy, Brazilian Northeast. clientelisme, démocratie capitaliste, Nord-est brésilien.Resumo
O objetivo central deste artigo é apresentar um conceito da barganha político-eleitoral ("clientelismo") compatível com o de democracia capitalista. O argumento é que o fundamento das práticas clientelistas encontra-se não em uma herança de relações pré-capitalistas, mas, sim, na própria estrutura social capitalista. A cidadania política comporta como uma das alternativas o modelo competitivo análogo ao mercado econômico. O enfoque é ilustrado com o estudo empírico de uma subregião do Nordeste brasileiro.
ABSTRACT
The main objective of this article is to present a concept of political-electoral bargain ("clientelism") compatible with that of capitalist democracy. The argument is that the foundation of "clientelist" practices in not to be found in a heritage of pre-capitalist relations but rather in the capitalist social structure itself. Political citizenship involves as one alternative the competitive model analog to economic market. This approach is illustrated with an empirical study of a sub-region of Northeast Brazil.
RESUMÉ
L'objectif principal de cet article est de présenter un concept de marchandage politico-électoral («clientelisme») compatible avec celui de démocratie capitaliste. Nous soutenons que le fondement des pratiques de «marchandage politique» ne se trouve pas dans l'héritage de relations pré-capitalistes, au contraire, il est dans la propre structure sociale capitaliste. La citoyenneté politique comporte comme une des alternatives le modèle compétitif analogue au marché économique. Cette idée prend pour illustration une étude empirique d'une sous-région du Nord-est brésilien.
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