A QUEDA DO MURO DE BERLIM: UM ESTUDO COM FONTES BRASILEIRAS

Autores

  • Carlos Federico Domínguez Avila Centro Universitário Unieuro (Unieuro)

DOI:

https://doi.org/10.5380/rsp.v18i37.31653

Palavras-chave:

República Democrática da Alemanha, Berlim, Guerra Fria, reunificação alemã, República Federal da Alemanha

Resumo

O artigo explora os acontecimentos que resultaram na queda do muro de Berlim, bem como algumas dassuas mais importantes conseqüências, inclusive no que diz respeito à reunificação alemã, em 1990. O textoutiliza prioritariamente fontes primárias resgatadas no Arquivo Histórico do Ministério das Relações Exterioresdo Brasil – após vários anos de resguardo legal. Também são utilizadas fontes secundárias – isto é,literatura especializada na temática publicada no Brasil e no exterior. Analiticamente o artigo constata atranscendental relevância da queda do muro de Berlim e eventos subseqüentes, tanto na própria Alemanha,quanto na Europa e no mundo. Nessa linha, o texto alude ao colapso político e econômico da RepúblicaDemocrática da Alemanha (RDA), aos atores fundamentais que levaram ao esboroamento do muro, aoscondicionantes domésticos, inter-alemães, europeus e globais que incidiram no processo de reunificaçãoda nação alemã e aos dilemas específicos da cidade de Berlim no contexto geral da reunificação germânica.O trabalho inclui uma pós-data de novembro de 2009, em que se comenta brevemente as comemorações dovigésimo aniversário da queda do muro de Berlim.

Biografia do Autor

Carlos Federico Domínguez Avila, Centro Universitário Unieuro (Unieuro)

Carlos Federico Domínguez Avila (cdominguez_unieuro@yahoo.com.br) é Doutor em História pelaUniversidade de Brasília (UnB) e Professor do Centro Universitário Unieuro (Unieuro).

Downloads

Como Citar

Avila, C. F. D. (2010). A QUEDA DO MURO DE BERLIM: UM ESTUDO COM FONTES BRASILEIRAS. Revista De Sociologia E Política, 18(37). https://doi.org/10.5380/rsp.v18i37.31653

Edição

Seção

Dossiê Relações Internacionais: Novos Temas e Agendas