ACORDOS INTERNACIONAIS E CONTROLE PARLAMENTAR NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.5380/rsp.v18i37.31652Palavras-chave:
atos internacionais, processo legislativo, poder Executivo, poder Legislativo, controles parlamentaresResumo
O artigo analisa a atuação dos deputados federais no exercício de suas funções tanto de “controle legislativo”quanto de “controle político” na deliberação dos atos internacionais. A literatura tende a indicar que noBrasil há déficit em matéria de controle legislativo e, no campo das Relações Internacionais, o diagnósticonão é muito diferente. A reconstituição do trâmite legislativo dos projetos de decreto legislativo (PDL)permitiu-nos identificar o padrão de interação entre os poderes, com a constatação de que o Executivodomina a deliberação dos acordos internacionais. Para além do fato do Legislativo ter somente a prerrogativade apresentar ressalvas aos decretos legislativos, o Executivo tem como controlar o tempo para deliberaçãodos atos internacionais nas comissões permanentes e a indicação dos relatores na maioria dos casos. Emresumo, mais até do que na política doméstica, os preceitos da Constituição Federal e os mecanismos decontrole da agenda à disposição do poder Executivo restringem significativamente o campo de atuação dopoder Legislativo na deliberação dos acordos internacionais, principalmente no que diz respeito ao “controlelegislativo”. A eficácia de mecanismos de controle do tipo “político”, como os pedidos de informação, ficamcircunscritos a possíveis constrangimentos de ordem eleitoral.Downloads
Como Citar
Diniz, S., & Ribeiro, C. O. (2010). ACORDOS INTERNACIONAIS E CONTROLE PARLAMENTAR NO BRASIL. Revista De Sociologia E Política, 18(37). https://doi.org/10.5380/rsp.v18i37.31652
Edição
Seção
Dossiê Relações Internacionais: Novos Temas e Agendas
Licença
Os autores transferem os direitos autorais dos seus manuscritos para a Revista de Sociologia e Política. Além disso, o autor compromete-se a citar a primeira edição do artigo em todas as edições posteriores, incluindo em línguas estrangeiras.
O conteúdo da Revista de Sociologia e Política está licenciado de acordo com a Creative Commons (atribuição tipo CC BY 4.0 ), que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado. Todo o acervo do nosso periódico é de acesso livre e aberto. Os autores concedem os direitos autorais dos seus manuscritos para a Revista de Sociologia e Política.
