AUGUSTO COMTE E O “POSITIVISMO” REDESCOBERTOS

Autores

  • Gustavo Biscaia de Lacerda UFPR

DOI:

https://doi.org/10.5380/rsp.v17i34.29365

Palavras-chave:

Positivismo, Augusto Comte, Système de politique positive, Anthony Giddens, Círculo de Viena.

Resumo

Neste ensaio abordamos algumas pesquisas que, nos últimos dez anos ou mais, têm recuperado a obra dofundador do Positivismo, Augusto Comte. Essa recuperação consiste em perceber os trabalhos de Comte emsua inteireza e a partir de sua lógica interna, enfatizando em particular a sua segunda grande obra, oSystème de politique positive (1851-1854), e as suas contribuições para a reflexão social e política contemporânea.A fim de tornar inteligível a novidade dessas novas pesquisas, apresentamos uma das narrativaspadrãoa respeito de Comte e do Positivismo – no caso, a partir dos escritos de Anthony Giddens –; alémdisso, fazemos uma discussão sobre o significado da palavra “Positivismo” e as várias correntes teóricassubsumidas em tal expressão.

Biografia do Autor

Gustavo Biscaia de Lacerda, UFPR

Gustavo Biscaia de Lacerda (gblacerda@ufpr.br) é Doutorando em Sociologia Política pela UniversidadeFederal de Santa Catarina (UFSC), Sociólogo da Universidade Federal do Paraná (UFPR), bolsista doConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Editor-Executivo da Revistade Sociologia e Política.

Downloads

Como Citar

Lacerda, G. B. de. (2009). AUGUSTO COMTE E O “POSITIVISMO” REDESCOBERTOS. Revista De Sociologia E Política, 17(34). https://doi.org/10.5380/rsp.v17i34.29365

Edição

Seção

Ensaios Bibliográficos