METODOLOGIA DE PESQUISA DE BLOGS DE POLÍTICA ANÁLISE DAS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS DE 2006 E DO MOVIMENTO “CANSEI”

Autores

  • Cláudio Luis de Camargo Penteado Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Universidade Federal do ABC
  • Marcelo Burgos Pimentel Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Rafael de Paula Aguiar Araújo Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Escola de Sociologia e Política (ESP)

DOI:

https://doi.org/10.5380/rsp.v17i34.29356

Palavras-chave:

blogs, blogosfera, democracia, política, metodologia de análise.

Resumo

No estudo das relações entre política e internet, os blogs podem ser compreendidos enquanto espaço decomunicação e ator político que trazem uma nova dinâmica para as relações sociais. O presente estudodiscute o uso dessa nova ferramenta e suas implicações para a compreensão do jogo político nacontemporaneidade. Entendendo a necessidade de pesquisar o fenômeno dos blogs de política, apresentamosuma nova proposta metodológica capaz de auxiliar a análise da estrutura do blog, suas mensagens(mensagens) e a sua interatividade. A fim de testar os instrumentos de análise, acompanhamos alguns dosprincipais blogs durante as eleições presidenciais de 2006 e o debate do movimento “Cansei”. Foramverificadas, além do debate político na blogosfera, as diferenças de abordagem de acordo com o perfil do‘blogueiro’, avaliando os estilos, as perspectivas e os formatos dos blogs, cujos autores possuem históricosdiferenciados. Também foram analisados os temas e os enquadramentos das mensagens (mensagens) ecomentários. A análise, em geral, gira em torno do posicionamento político dos participantes, muitas vezesdeixando de lado o tema central proposto pelo ‘blogueiro’. Foi comprovada a hipótese de que os blogs sãoimportantes ferramentas capazes de ampliar a participação política, mas que, efetivamente, os debatesestabelecidos nos fóruns de discussão são superficiais, caracterizados pela falta de qualidade dos argumentos,presença de avaliações morais, ausência de propostas e análises críticas. O artigo apresenta os principaisresultados da análise, discutindo o papel dos blogs de política para o desenvolvimento da democracia,e comprova a eficácia do método desenvolvido.

Biografia do Autor

Cláudio Luis de Camargo Penteado, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Universidade Federal do ABC

Cláudio Luis de Camargo Penteado (claudio.penteado@ufabc.edu.br) é Doutor em Ciências Sociaispela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Professor da Universidade Federal do ABC.

Marcelo Burgos Pimentel, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Marcelo Burgos Pimentel dos Santos (marceloburgos@uol.com.br) é Doutorando em Ciências Sociaispela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Rafael de Paula Aguiar Araújo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Escola de Sociologia e Política (ESP)

Rafael de Paula Aguiar Araújo (rafa77@uol.com.br) é Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia UniversidadeCatólica de São Paulo e Professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e daEscola de Sociologia e Política (ESP).

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Como Citar

Penteado, C. L. de C., Pimentel, M. B., & Araújo, R. de P. A. (2009). METODOLOGIA DE PESQUISA DE BLOGS DE POLÍTICA ANÁLISE DAS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS DE 2006 E DO MOVIMENTO “CANSEI”. Revista De Sociologia E Política, 17(34). https://doi.org/10.5380/rsp.v17i34.29356

Edição

Seção

Dossiê "Internet e Política"