PRODUÇÃO LEGISLATIVA E CONEXÃO ELEITORAL NA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO PARANÁ

Autores

  • Emerson Urizzi Cervi UEPG

DOI:

https://doi.org/10.5380/rsp.v17i32.28603

Palavras-chave:

Conexão eleitoral, deputados estaduais, produção legislativa, Paraná

Resumo

Este artigo insere-se na linha de trabalhos que tratam das relações entre a arena política legislativa e aarena política eleitoral, chamadas de “conexão eleitoral”. O objetivo é analisar as interações entre essasduas arenas em um sistema de representação política sub-nacional: o legislativo estadual do Paraná. Apartir da relação entre a produção legislativa individual dos deputados estaduais na 14ª Legislatura daAssembléia Legislativa do Paraná (ALEP) e o desempenho eleitoral dos que concorreram à reeleição,busca-se identificar possíveis interdependências entre atividade parlamentar individual e reeleição. Paraisso, além dos resultados eleitorais dos candidatos à reeleição, que deram origem a uma tipologia devotação (se concentrada ou desconcentrada regionalmente) como variável dependente, são incluídos nomodelo três conjuntos de variáveis explicativas. O primeiro é formado por variáveis sobre a posição políticainstitucionalizada (bancada a que pertence; ideologia; partido político; ocupação de cargo na mesa;número de mandatos na ALEP; e posição sobre tema polêmico). O segundo aborda a visibilidade domandato (número de aparições dos parlamentares no principal jornal diário do Estado e tipo de aparições).O terceiro grupo de variáveis explicativas diz respeito à produção legislativa individual propriamentedita (tipo de projeto de lei apresentado; abrangência geográfica do projeto de lei; abrangênciasocial do projeto de lei; número de projetos apresentados; e número de projetos aprovados durante omandato). A partir do cruzamento das variáveis que compõem o modelo em testes de independência demédias ou de regressões, o modelo analítico demonstra a existência de forte correlação entre votaçõesconcentradas regionalmente e maior possibilidade de reeleição. As variáveis explicativas sobre posiçãopolítica e visibilidade do mandato mostraram-se fracas na explicação para tipo de votação, enquantoalgumas variáveis sobre produção legislativa individual apresentaram alto índice de correlação comvotação regionalizada e, por conseqüência, com a maior possibilidade de reeleição do parlamentar.

Biografia do Autor

Emerson Urizzi Cervi, UEPG

Emerson Urizzi Cervi (ecervi@brturbo.com.br) é Doutor em Ciência Política pelo Instituto Universitáriode Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj) e Professor na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Downloads

Como Citar

Cervi, E. U. (2009). PRODUÇÃO LEGISLATIVA E CONEXÃO ELEITORAL NA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO PARANÁ. Revista De Sociologia E Política, 17(32). https://doi.org/10.5380/rsp.v17i32.28603

Edição

Seção

Artigos Originais