NACIONALISMOS E INTERNACIONALISMO: UM DEBATE ENTRE MICHAEL LÖWY E MICHEL CAHEN

Autores

  • Ângela Lazagna Unicamp
  • Michael Löwy CNRS
  • Michel Cahen CNRS e CEAN

DOI:

https://doi.org/10.5380/rsp.v31i0.28082

Palavras-chave:

nacionalismos, internacionalismo, marxismo, eurocentrismo, mundialização, consciência de classe

Resumo

Este artigo consiste em um debate realizado entre Michel Löwy e Michael Cahen em meados dos anos 1990e revisto para esta publicação. Mesmo que a discussão refira-se a acontecimentos que até certo pontopodem ser considerados datados, a preocupação de fundo que é comum a esses artigos concede-lhes atualidade:a necessidade do aprofundamento de uma reflexão, a partir da teoria marxista, sobre o problemados nacionalismos e do internacionalismo em tempos de mundialização. Esse aprofundamento, segundo osautores, faz-se necessário sobretudo por meio de uma reflexão que rompa criticamente com uma visãoeurocêntrica dos diferentes nacionalismos e que supere a atitude de muitos marxistas de desprezarem tudoaquilo que não seja diretamente relevante à “consciência de classe”.

Biografia do Autor

Ângela Lazagna, Unicamp

Ângela Lazagna (angela_lazagna@yahoo.com.br) é doutoranda em Ciência Política na UniversidadeEstadual de Campinas (Unicamp).

Michael Löwy, CNRS

Michael Löwy (lowym@free.fr; michael.lowy@orange.fr) é sociólogo e pesquisador do Centre Nationalde la Recherche Scientifique (CNRS) (França).

Michel Cahen, CNRS e CEAN

Michel Cahen (m.cahen@sciencespobordeaux.fr) é historiador, pesquisador do Centre National de laRecherche Scientifique (CNRS) e Diretor-Adjunto do Centre d’Etude d’Afrique Noire (CEAN), doInstitut d’Études Politiques (Université Montesquieu Bordeaux IV) (ambos na França).

Downloads

Como Citar

Lazagna, Ângela, Löwy, M., & Cahen, M. (2008). NACIONALISMOS E INTERNACIONALISMO: UM DEBATE ENTRE MICHAEL LÖWY E MICHEL CAHEN. Revista De Sociologia E Política, 16(31). https://doi.org/10.5380/rsp.v31i0.28082

Edição

Seção

Debate