Os Mundos Sociais da Empresa
DOI:
https://doi.org/10.5380/rsp.v31i0.15935Palavras-chave:
Sociology of the Firm, power relations, spaces of socialization, social systems of production, Sociologie de l’Entreprise, relations de pouvoir, espace de socialisation, systèmes sociaux de production, tipologia de empresas, gestão empresarialResumo
Ao contrário do modo comum que a sociologia trata as empresas, tratamos a empresa, neste artigo, como umuniverso social que, além de constituir um universo de relações de força, também é um espaço de socializaçãoirredutível à sua dimensão propriamente agonística. Destarte, tratando a empresa como um universo derelações sociais – o que chamamos de “mundo social” –, apresentamos uma tipologia geral que pretendedescrever os modos gerais de funcionamento das empresas. Para construir essa tipologia, mobilizamosgrande parte das pesquisas e dos dados coletados ao longo de mais de 10 anos de pesquisas em nossocentro. Assim, construímos cada tipo analisando a lógica interna das empresas analisadas, e as diferenciamos.A partir de então, comparamos os vários tipos e ressaltamos suas especificidades. Apresentamos tambémuma análise das transformações específicas que passam alguns modelos de empresa, e buscamos ressaltarsuas causas conjunturais e internas. Concluímos apresentando considerações acerca da possibilidade daaplicação prática da tipologia aqui proposta para a gestão efetiva das empresas.Downloads
Como Citar
Osty, F., & Uhalde, M. (2008). Os Mundos Sociais da Empresa. Revista De Sociologia E Política, 16(31). https://doi.org/10.5380/rsp.v31i0.15935
Edição
Seção
Dossiê "As empresas e as ciências sociais na crise da modernidade"
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