Open Journal Systems

Os Mundos Sociais da Empresa

Florence Osty, Marc Uhalde

Resumo


Ao contrário do modo comum que a sociologia trata as empresas, tratamos a empresa, neste artigo, como umuniverso social que, além de constituir um universo de relações de força, também é um espaço de socializaçãoirredutível à sua dimensão propriamente agonística. Destarte, tratando a empresa como um universo derelações sociais – o que chamamos de “mundo social” –, apresentamos uma tipologia geral que pretendedescrever os modos gerais de funcionamento das empresas. Para construir essa tipologia, mobilizamosgrande parte das pesquisas e dos dados coletados ao longo de mais de 10 anos de pesquisas em nossocentro. Assim, construímos cada tipo analisando a lógica interna das empresas analisadas, e as diferenciamos.A partir de então, comparamos os vários tipos e ressaltamos suas especificidades. Apresentamos tambémuma análise das transformações específicas que passam alguns modelos de empresa, e buscamos ressaltarsuas causas conjunturais e internas. Concluímos apresentando considerações acerca da possibilidade daaplicação prática da tipologia aqui proposta para a gestão efetiva das empresas.

Palavras-chave


Sociology of the Firm; power relations; spaces of socialization; social systems of production; Sociologie de l’Entreprise ; relations de pouvoir ; espace de socialisation; systèmes sociaux de production; tipologia de empresas; gestão empresarial

Texto completo:

PDF