Percepção ambiental da vegetação urbana por alunos do ensino médio: um estudo de caso em Ponta Grossa, Paraná

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/revsbau.v20.99958

Resumo

Frente ao ritmo acelerado da urbanização, as cidades não conseguem manter um equilíbrio harmônico entre crescimento e meio ambiente, provocando vários problemas que interferem no cotidiano da população. Assim, a vegetação urbana pode servir como estratégia importante para a minimização de impactos e melhorar a qualidade de vida nas cidades. Este estudo teve como objetivo avaliar a percepção de estudantes de uma escola pública em Ponta Grossa (Paraná) sobre a importância da vegetação urbana, possibilitando reflexões sobre o ambiente no qual estão inseridos, contribuindo na formação de cidadãos mais conscientes e engajados. A metodologia empregada foi fundamentada em um questionário semiestruturado impresso, aplicado presencialmente a 100 estudantes do ensino médio. Entre os principais resultados, destaca-se a percepção positiva dos estudantes para a importância da vegetação nas alterações no ambiente urbano, especialmente o conforto térmico. Os estudantes apontaram a escola como a principal fonte de aprendizagem sobre o meio ambiente e a conscientização da população para avançar em melhorias da vegetação urbana. Com o estudo foi possível verificar que a maioria dos estudantes reconhecem as funções básicas ambientais da vegetação no cotidiano da população, mencionando problemas recorrentes da falta de planejamento, que devem ser considerados na implementação do plano de arborização do município.

 Palavras-chave: Educação ambiental; Sociedade e natureza; Ensino médio.

Biografia do Autor

Juliana Travensoli, Secretaria de Educação do Paraná

Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa com Especialização em Ensino de Biologia e Química (2017), Psicopedagogia Escolar (2015) e Educação Básica, Infância e Ludicidade (2015), atualmente é aluna do Mestrado Profissional em ensino de Biologia (ProfBIO) pela Universidade Federal do Paraná. Possui experiência como professora de Ensino fundamental II, médio, EJA e Profissional. Atualmente é Professora temporária do Estado do Paraná (PSS) nas disciplinas de Ciências e Biologia.

Marta Regina Barrotto Carmo, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Ciências Biológicas. Doutorado. Professora do Departamento de Biologia Geral da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

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Publicado

2025-12-18

Como Citar

Travensoli, J., & Carmo, M. R. B. (2025). Percepção ambiental da vegetação urbana por alunos do ensino médio: um estudo de caso em Ponta Grossa, Paraná. Revista Da Sociedade Brasileira De Arborização Urbana, 20. https://doi.org/10.5380/revsbau.v20.99958

Edição

Seção

Percepção Ambiental Urbana