Percepção ambiental da vegetação urbana por alunos do ensino médio: um estudo de caso em Ponta Grossa, Paraná
DOI:
https://doi.org/10.5380/revsbau.v20.99958Resumo
Frente ao ritmo acelerado da urbanização, as cidades não conseguem manter um equilíbrio harmônico entre crescimento e meio ambiente, provocando vários problemas que interferem no cotidiano da população. Assim, a vegetação urbana pode servir como estratégia importante para a minimização de impactos e melhorar a qualidade de vida nas cidades. Este estudo teve como objetivo avaliar a percepção de estudantes de uma escola pública em Ponta Grossa (Paraná) sobre a importância da vegetação urbana, possibilitando reflexões sobre o ambiente no qual estão inseridos, contribuindo na formação de cidadãos mais conscientes e engajados. A metodologia empregada foi fundamentada em um questionário semiestruturado impresso, aplicado presencialmente a 100 estudantes do ensino médio. Entre os principais resultados, destaca-se a percepção positiva dos estudantes para a importância da vegetação nas alterações no ambiente urbano, especialmente o conforto térmico. Os estudantes apontaram a escola como a principal fonte de aprendizagem sobre o meio ambiente e a conscientização da população para avançar em melhorias da vegetação urbana. Com o estudo foi possível verificar que a maioria dos estudantes reconhecem as funções básicas ambientais da vegetação no cotidiano da população, mencionando problemas recorrentes da falta de planejamento, que devem ser considerados na implementação do plano de arborização do município.
Palavras-chave: Educação ambiental; Sociedade e natureza; Ensino médio.
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