ANÁLISE QUALI-QUANTITATIVA DA FLORA PRESENTE NAS PRAÇAS DO CENTRO COMERCIAL DA CIDADE DE TERESINA, PIAUÍ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/revsbau.v17i4.86869

Palavras-chave:

Arborização, Diversidade vegetal, Centro urbano, Qualidade ambiental.

Resumo

Objetivou-se neste trabalho investigar a diversidade florística e o estado fitossanitário das espécies vegetais presente nas praças do centro comercial de Teresina-PI. Para isso foram realizadas visitas semanais nas 12 praças do centro de Teresina durante o período de outubro de 2019 a março de 2020. Em nossa pesquisa encontramos 110 espécies distribuídas em 92 gêneros, 40 famílias e 2677 indivíduos. Dentre as praças, a que apresentou a maior diversidade foi a praça João Luís, as famílias mais representativas foram Fabaceae, Anacardiaceae, Arecaceae, Asparagaceae e Apocynaceae. As espécies que tiveram maior abundância foram C. prunifera, M. tomentosa, A. indica e M. indica, com 328, 305, 212 e 122 indivíduos, respectivamente. A maior parte da vegetação nas praças é formada por indivíduos de grande porte e 54% das espécies são de origem exótica. Em suma, se faz necessário em um futuro próximo que os representantes do poder público adotem medidas para influenciar o plantio de mais espécies nativas para que a discrepância entre espécies exóticas versus nativas seja maior, deixando tais praças com as características ecológicas presente em nosso bioma, situação que se espera que mude por meio de estudos como este.

Biografia do Autor

Lorran André Moraes, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - UFPI

Doutorando em Desenvolvimento e Meio Ambiente - UFPI. Mestre em Biodiversidade, Saúde e Ambiente -UEMA. Biólogo, Bi-graduado em Ciências Biológicas – UFPI e UESPI, Pós-graduado em Gestão e Educação Ambiental-UESPI, Gestão e Supervisão com Docência -FAEME. Biodiversidade e Conservação -UESPI.

Gustavo Carolina Conceição, Secretaria Municipal de Educacao do Piauí

Possui graduação em ciencias biologicas 122440 pela Universidade Estadual do Piauí(2016).

Especialista em ciências ambientais e conservação da natureza. (Carga Horária: 450h).
Faculdade do Médio Parnaíba, FAMEP, Brasil.

Joana Darc Costa Pereira, Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.

Possui Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Piauí, Especialista em Ciências Ambientais e Conservação da Natureza pela Faculdade do Médio Parnaíba e Mestranda em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Piauí. 
Mestrado em andamento em Desenvolvimento e Meio Ambiente (Conceito CAPES 4).
Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.

Adriana de Sousa Lima, UFPI

Doutora em Desenvolvimento e Meio Ambiente (2017-2021), Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA/UFPI) 2011-2013. Especialista em Gestão Ambiental 2009-2010. Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Piauí (2004-2008) e Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Piauí (2004-2008). Foi Bolsista do Programa de Apoio à Implementação da BNCC ? ProBNCC na etapa do Ensino Fundamental (2019-2020). Atualmente é Professora Formadora no Centro de Formação Antonino Freire (CFAF/UESPI) . Atua como revisora de periódico na Revista Themas (IFSul), Somma (IFPI) e Editora da Journal of Education Science and Health. Redatora do Currículo do Piauí da Educação Infantil e Ensino Fundamental do Componente curricular de Ciências. Parecerista AD-Hoc do Currículo do Ensino Médio do Piauí da área de Ciências da Natureza. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Saberes e Práticas Docentes (CFAF/UESPI). Tem experiência na área de Botânica, Ecologia, Meio Ambiente, Ensino de Ciências da Natureza, Formação de Professores e BNCC. 

Roselis Ribeiro Barbosa Machado, UESPI

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Piauí (1996), Mestre em Botânica pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2000) e Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (2010). Professora Associada II da Universidade Estadual do Piauí - UESPI, Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Meio Ambiente e Paisagismo - NUPEMAP / UESPI . Tem experiência na área de Botânica Aplicada, Biogeografia e Educação, com ênfase em Áreas Verdes Urbanas, atuando principalmente nos seguintes temas: arborização urbana, árvores nativas, monitoramento de áreas verdes, impactos ambientais, padrões e distribuição biogeográfica.

Downloads

Publicado

2022-12-12

Como Citar

Moraes, L. A., Conceição, G. C., Pereira, J. D. C., Lima, A. de S., & Machado, R. R. B. (2022). ANÁLISE QUALI-QUANTITATIVA DA FLORA PRESENTE NAS PRAÇAS DO CENTRO COMERCIAL DA CIDADE DE TERESINA, PIAUÍ. Revista Da Sociedade Brasileira De Arborização Urbana, 17(4), 1–22. https://doi.org/10.5380/revsbau.v17i4.86869

Edição

Seção

Silvicultura Urbana