INFLUÊNCIA DA ARBORIZAÇÃO NA RIQUEZA E COMPOSIÇÃO DE AVES EM PARQUE LINEAR URBANO “PEDRINHO SANSÃO” NO MUNICÍPIO DE BOTUCATU, SP.
DOI:
https://doi.org/10.5380/revsbau.v16i3.81982Palavras-chave:
avifauna, biodiversidade, comunidade vegetal, floresta urbanaResumo
A avifauna é um importante indicador de qualidade ambiental no contexto urbano. Geralmente associada à cobertura arbórea, desempenha papel fundamental na manutenção da biodiversidade nas cidades. Objetivou-se relacionar 8 composições arbóreas com diferentes riqueza e diversidade de indivíduos com a diversidade e riqueza de aves ao longo de um parque linear na zona urbana do município de Botucatu. Pretendeu-se compreender as relações entre a riqueza e a diversidade entre árvores e avifauna e a distribuição espacial dos indivíduos envolvidos. As coletas visuais de avifauna ocorreram quatro vezes ao mês entre setembro de 2018 e março de 2019 (primavera e verão). Todas as aves e árvores presentes na área do parque foram identificadas. Utilizou-se de variáveis preditoras e suas correlações através do GGally e vegan para análise de componentes principais. Foram gerados estimadores de riqueza Jackniffe 1 e Bootstrap, além do cluster de similaridade pelo método de gower. Registrou-se 57 espécies de aves e 101 de árvores. Observou-se uma relação positiva entre abundância de aves em relação a área das quadras, bem como a riqueza e a abundância de aves com a riqueza e abundância de árvores. A área estudada abriga apenas 16% da avifauna da região do Município.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.