Open Journal Systems

INFLUÊNCIA DA ARBORIZAÇÃO NA RIQUEZA E COMPOSIÇÃO DE AVES EM PARQUE LINEAR URBANO “PEDRINHO SANSÃO” NO MUNICÍPIO DE BOTUCATU, SP.

Eduardo Campanhã Ribas, José Roberto Silveira Mello Junior, Iran Jorge Corrêa Lopes, Daniela Polizeli Trafficante, Renata Cristina Batista Fonseca

Resumo


A avifauna é um importante indicador de qualidade ambiental no contexto urbano. Geralmente associada à cobertura arbórea, desempenha papel fundamental na manutenção da biodiversidade nas cidades. Objetivou-se relacionar 8 composições arbóreas com diferentes riqueza e diversidade de indivíduos com a diversidade e riqueza de aves ao longo de um parque linear na zona urbana do município de Botucatu. Pretendeu-se compreender as relações entre a riqueza e a diversidade entre árvores e avifauna e a distribuição espacial dos indivíduos envolvidos. As coletas visuais de avifauna ocorreram quatro vezes ao mês entre setembro de 2018 e março de 2019 (primavera e verão). Todas as aves e árvores presentes na área do parque foram identificadas. Utilizou-se de variáveis preditoras e suas correlações através do GGally e vegan para análise de componentes principais. Foram gerados estimadores de riqueza Jackniffe 1 e Bootstrap, além do cluster de similaridade pelo método de gower. Registrou-se 57 espécies de aves e 101 de árvores. Observou-se uma relação positiva entre abundância de aves em relação a área das quadras, bem como a riqueza e a abundância de aves com a riqueza e abundância de árvores. A área estudada abriga apenas 16% da avifauna da região do Município.


Palavras-chave


avifauna; biodiversidade; comunidade vegetal; floresta urbana

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/revsbau.v16i3.81982

Apontamentos

  • Não há apontamentos.