DIAGNÓSTICO QUALI-QUANTITATIVO DA ARBORIZAÇÃO DE TRÊS AVENIDAS DE MARABÁ - PARÁ, BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/revsbau.v16i3.80672

Palavras-chave:

Ecossistema urbano, Composição florística, Floresta Urbana, Diversidade arbórea, Planejamento Urbano

Resumo

A arborização urbana proporciona diversos benefícios a população, entretanto necessita de um planejamento minucioso, sendo a manutenção e execução do plano de arborização responsabilidade das prefeituras municipais. Objetivou-se avaliar quali-quantitativamente a arborização urbana de três avenidas de Marabá – PA. Por meio de um censo foram avaliados 352 indivíduos de 24 espécies pertencentes a 15 famílias botânicas. Analisou-se o estado e equilíbrio geral das árvores e possíveis problemas fitossanitários. As famílias mais ricas em espécies encontradas nas 3 vias foram: Fabaceae, Anacardiaceae e Bignoniaceae. As espécies Licania tomentosa (benth), Ficus benjamina L., Terminalia catappa L. e Clitoria fairchildiana R.A.Howard foram encontradas em todas as avenidas. A arborização das três avenidas foi composta por quase 50% de espécies exóticas. O índice de Odum variou de 1,24 a 3,09, demonstrando variação na diversidade de espécies utilizadas nas avenidas estudadas. Do total de indivíduos encontrados nas avenidas, 65,34% demonstraram um estado geral classificado como bom, entretanto 61,65% não apresentaram equilíbrio entre caule e copa, podendo indicar risco de tombamento. Somado a isso, 75% dos indivíduos analisados apresentaram pelo menos um tipo de problema fitossanitário, principalmente no caule. Os resultados expõem problemáticas na arborização local que poderiam ser evitados se houvesse planejamento e acompanhamento correto.

Biografia do Autor

Fernanda Santos Lopes, Universidade do Estado do Pará (UEPA), Marabá, Pará

Centro de Ciências Naturais e Tecnologia da UEPA - Bacharel em Engenharia Florestal

Felipe Valente da Cruz, Universidade do Estado do Pará (UEPA), Marabá, Pará

Centro de Ciências Naturais e Tecnologia da UEPA - Bacharel em Engenharia Florestal

Myriam Suelen da Silva Wanzerley, Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Belém, Pará

Intituto de Ciências Agrárias (ICA) - Laboratorio de Manejo de Ecossistemas e Bacias Hidrográficas UFRA; Graduanda em Engenharia Ambiental.

Julia Isabella de Matos Rodrigues, Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Belém, Pará

Intituto de Ciências Agrárias (ICA) - Laboratorio de Manejo de Ecossistemas e Bacias Hidrográficas UFRA; Graduanda em Engenharia Florestal.

Welton dos Santos Barros, Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Belém, Pará

Instituto de Ciências Agrárias (ICA) - Laboratorio de Manejo de Ecossistemas e Bacias Hidrográficas UFRA (LABECOS); Mestrando em Ciências Florestais.

Walmer Bruno Rocha Martins, Universidade do Estado do Pará (UEPA), Belém, Pará

Programa de Pós graduação em Ciências Ambientais - Pós Doc.

Downloads

Publicado

2021-11-04

Como Citar

Lopes, F. S., da Cruz, F. V., Wanzerley, M. S. da S., Rodrigues, J. I. de M., Barros, W. dos S., & Martins, W. B. R. (2021). DIAGNÓSTICO QUALI-QUANTITATIVO DA ARBORIZAÇÃO DE TRÊS AVENIDAS DE MARABÁ - PARÁ, BRASIL. Revista Da Sociedade Brasileira De Arborização Urbana, 16(3), 63–75. https://doi.org/10.5380/revsbau.v16i3.80672

Edição

Seção

Planejamento e Gestão Florestal Urbana