AVALIAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DE PRAÇAS COM O USO DE VEÍCULOS ÁEREOS NÃO TRIPULADOS (VANT)

Autores

  • Jozrael Henriques Rezende Faculdade de Tecnologia de Jahu - Fatec Jahu https://orcid.org/0000-0003-4686-9775
  • Leonardo Rodrigues Aroni Faculdade de Tecnologia de Jahu - Fatec Jahu
  • Valéria Lopes Rodrigues Faculdade de Tecnologia de Jahu - Fatec Jahu

DOI:

https://doi.org/10.5380/revsbau.v15i2.72430

Palavras-chave:

Cobertura de Copa, Impermeabilização do Solo, Vegetação Arbórea

Resumo

Praças são espaços públicos não edificados muito acessíveis à população urbana. Seus benefícios ambientais, entretanto, dependem de suas características em relação à vegetação arbórea e à permeabilidade do solo. Esse trabalho avaliou seis praças localizadas na zona central de Jaú/SP. Foram realizados levantamentos a campo para medir as áreas permeáveis e impermeáveis. Para mensurar o índice de cobertura de copa foi utilizado um Veículo Aéreo Não Tripulado. As praças foram caracterizadas e classificadas considerando o grau de impermeabilização do solo, a existência de vegetação arbórea e o índice de cobertura de copa, para verificar quais delas podem ser consideradas componentes da floresta urbana, uma vez que todas apresentam vegetação arbórea. A somatória das áreas totaliza 47.482,00 m². A maior praça tem 13.992,60 m² e a menor 3.791,71 m². O grau de impermeabilização do solo variou entre 39% e 82% e o índice de cobertura de copa entre 49% e 94%. Os valores obtidos quanto ao grau de impermeabilização do solo e índice de cobertura de copa resultaram na classificação de todas as praças na tipologia “Praça-Arborização”. O emprego do VANT mostrou-se adequado para a obtenção dos dados de cobertura de copa. 

Biografia do Autor

Jozrael Henriques Rezende, Faculdade de Tecnologia de Jahu - Fatec Jahu

Engenheiro Agronômo pela Universidade de São Paulo - ESALQ/USP (1987); Doutor em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (2009); Mestre em Engenharia Naval e Oceânica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo - EPUSP (2003) e Especialista em Gestão de Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Viçosa (1999). Docente e pesquisador da Faculdade de Tecnologia de Jahu - Fatec Jahu (instituição pública estadual de ensino superior de São Paulo) desde 1994. Atuação nas áreas de sustentabilidade, planejamento e gestão ambiental; manejo de bacias hidrográficas rurais e urbanas; revitalização de rios; recuperação de áreas degradadas; sistemas florestais multifuncionais e silvicultura urbana. Presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Tietê-Jacaré, biênio 2019-2021.

Leonardo Rodrigues Aroni, Faculdade de Tecnologia de Jahu - Fatec Jahu

Graduação em Tecnologia em Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela Faculdade de Tecnologia de Jahu (2018). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Floricultura, Parques e Jardins.

Valéria Lopes Rodrigues, Faculdade de Tecnologia de Jahu - Fatec Jahu

Coordenadora do Curso de Tecnologia em Meio Ambiente e Recursos Hídricos na Faculdade de Tecnologia de Jahu e titular das disciplinas de Hidrologia e Recursos Hídricos, Planejamento e Gestão Ambiental Urbana e Uso e Conservação dos Solos. Docente dos cursos de engenharia na Faculdade Anhanguera de Jaú. Graduada em engenharia civil pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), possui mestrado e doutorado em Ciências na área de Geotecnia pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da Universidade de São Paulo (USP). As principais áreas de atuação são: planejamento urbano ambiental, recursos hídricos, geotecnia ambiental, drenagem sustentável e gestão ambiental.

Downloads

Publicado

2020-05-15

Como Citar

Rezende, J. H., Aroni, L. R., & Rodrigues, V. L. (2020). AVALIAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DE PRAÇAS COM O USO DE VEÍCULOS ÁEREOS NÃO TRIPULADOS (VANT). Revista Da Sociedade Brasileira De Arborização Urbana, 15(2), 75–89. https://doi.org/10.5380/revsbau.v15i2.72430

Edição

Seção

Planejamento e Gestão Florestal Urbana