ANÁLISE DA ARBORIZAÇÃO VIÁRIA DO BAIRRO DE PETRÓPOLIS, NATAL, RN: UMA ABORDAGEM PARA DIAGNÓSTICO E PLANEJAMENTO DA FLORA URBANA
DOI:
https://doi.org/10.5380/revsbau.v7i4.66546Palavras-chave:
inventário florístico, planejamento urbano, árvores nativas regionais, diretrizes de manejoResumo
A arborização viária é uma importante ferramenta para o planejamento urbano por prover benefícios sociais, econômicos e ambientais que proporcionam uma melhor qualidade de vida, devendo estar inserida nos programas, planos e projetos de gestão urbana. Para que haja sucesso nesse processo, é necessário um adequado conhecimento das características e das condições ambientais, uma vez que a multiplicidade de fatores relativos ao espaço artificial torna complexa esta tarefa. O presente trabalho ocupa-se do levantamento qualiquantitativo da arborização viária das principais vias do bairro de Petrópolis, em Natal-RN, utilizando-se método do tipo censo. Foram levantados 206 indivíduos, num total de 38 espécies, 35 gêneros e 17 famílias, sendo Fabaceae a família mais representativa, com 32,5% do total de espécimes, e a espécie mais frequente o jambeiro (Syzygium malaccense) com 20,9%. As espécies exóticas detêm 63,2% de representação e as nativas apenas 36,8%. Dentre estas últimas, apenas 13,2% são nativas regionais. O bairro apresenta um índice de 70 indivíduos/km de via percorrida. Diretrizes em relação ao manejo das espécies, às suas características ideais e à gestão de um Plano de Arborização sustentável são apresentadas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.