INVENTÁRIO DA ARBORIZAÇÃO URBANA DO MUNICÍPIO DE SOCORRO – SP E PROPOSTA DE UM ÍNDICE DE DANOS À INFRA-INFRAESTRUTURA DAS CIDADES
DOI:
https://doi.org/10.5380/revsbau.v6i4.66489Palavras-chave:
Vias públicas, Fiação, Calçamento, Índice de danosResumo
As cidades concentram 80% da população brasileira, muitas vezes de forma inadequada causando grandes problemas. A arborização urbana, quando feito de forma correta atenua alguns efeitos negativos como, poluição sonora, visual, atmosférica e hídrica. Os objetivos deste trabalho foram quantificar e qualificar a vegetação urbana do município de Socorro – SP, sugerindo formas mais adequadas e ecológicas para a arborização urbana e propor uma forma de quantificar as espécies que causam maiores danos ao calçamento e fiação. Foram percorridas todas as ruas e praças do limite urbano do município e registrados todos os indivíduos arbóreos que possuíam no mínimo 50 cm de altura. Foi criado um índice de danos causado por cada espécie na arborização e proposta uma lista de espécies que podem ser utilizadas na arborização para ruas e praças. Foram encontradas ao todo 6829 árvores, pertencente a 48 famílias, 118 gêneros e 148 espécies. As famílias com maior quantidade de espécies foram Fabaceae e Myrtaceae. As espécies mais freqüentes foram Largestroemia indica L.e Murraya panículata (L.) Jack, 36 espécies causaram algum tipo de dano, sendo Hovenia dulcis Thumb que teve mais alto índice de danos. A conclusão foi que o município de Socorro precisa de uma grande reestruturação em sua arborização.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.