PAU-BRASIL (Caesalpinia echinata LAM., LEGUMINOSAE) NA ARBORIZAÇÃO URBANA DE SÃO PAULO (SP), RIO DE JANEIRO (RJ) E RECIFE (PE)

Autores

  • Yuri Tavares Rocha
  • Adeliana Saes Coelho Barbedo

DOI:

https://doi.org/10.5380/revsbau.v3i2.66344

Palavras-chave:

pau-brasil, arborização urbana, São Paulo, Rio de Janeiro, Recife

Resumo

As grandes cidades apresentam sérios problemas, principalmente quando os componentes naturais não são considerados em seu planejamento. A vegetação exerce grande influência sobre o ambiente urbano. Além disso, a presença de árvores nativas na arborização pode ser uma das estratégias para conservação ex situ. O pau-brasil (Caesalpinia echinata Lam. – Leguminosae) é uma espécie em perigo de extinção e, por seu valor histórico, é a árvore nacional. Sua presença na cidade pode ser uma forma de manter a relação entre o brasileiro e a árvore nacional, aliando-se as funções benéficas da arborização urbana, mitigadoras da artificialidade desse ambiente. Realizaram-se pesquisas em São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Recife (PE), que objetivaram: constatar o uso na arborização urbana; registrar dados sobre os exemplares encontrados; e verificar sua adaptação ao ambiente urbano.

Downloads

Publicado

2008-06-30

Como Citar

Tavares Rocha, Y., & Saes Coelho Barbedo, A. (2008). PAU-BRASIL (Caesalpinia echinata LAM., LEGUMINOSAE) NA ARBORIZAÇÃO URBANA DE SÃO PAULO (SP), RIO DE JANEIRO (RJ) E RECIFE (PE). Revista Da Sociedade Brasileira De Arborização Urbana, 3(2), 58–77. https://doi.org/10.5380/revsbau.v3i2.66344

Edição

Seção

Artigos Científicos