MONITORAMENTO DE MUDAS DE Allophylus edulis (A. St.-Hil., Cambess. & A. Juss.) Radlk. PLANTADAS EXPERIMENTALMENTE NA ARBORIZAÇÃO DE RUAS DA CIDADE DE CURITIBA – PR
DOI:
https://doi.org/10.5380/revsbau.v5i2.66276Palavras-chave:
arborização urbana, crescimento, brotações adventícias, vandalismo.Resumo
O monitoramento de mudas plantadas na arborização de ruas deve avaliar a adaptação das mesmas no local e os danos causados por vandalismo. Assim, esta pesquisa teve como objetivo avaliar o crescimento e os danos causados por vandalismo em mudas de Allophylus edulis plantadas experimentalmente na arborização de rua na cidade de Curitiba – PR. Em dezembro de 2006 foram plantadas 20 mudas desta espécie e estas foram monitoradas durante 24 meses, trimestralmente. No período de monitoramento as mudas apresentaram lento crescimento, com um incremento médio de 0,34 cm em altura total e 0,70 cm em diâmetro. O número de brotações podadas no segundo ano foi sete vezes menor que no primeiro ano, indicando uma característica positiva para a arborização de ruas. Mesmo que os moradores tenham sido consultados sobre o plantio, houve perda de 20% das árvores plantadas, causada por vandalismo. Também 45% delas sofreram danos no tronco, 45% tiveram o tutor tirado, 25% tiveram seu tronco quebrado e 10% tiveram entulhos em sua base do tronco. É necessário, portanto, um reforço para o aumento da sensibilização e comprometimento dos residentes com a arborização da rua.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.