EFEITO DE BORDA NO INVENTÁRIO DOS MACIÇOS DE EUCALIPTO DO PARQUE IBIRAPUERA POR MEIO DO USO DE SENSORIAMENTO REMOTO E GEOPROCESSAMENTO
DOI:
https://doi.org/10.5380/revsbau.v2i1.66246Palavras-chave:
Parque urbano, Silvicultura urbana, Sensoriamento remoto, SIGResumo
Este trabalho avaliou os maciços de eucalipto do Parque Ibirapuera para conhecer o efeito proporcionado pela proximidade da vegetação do parque com o ambiente urbano da cidade de São Paulo. Por meio do uso de imagens aerofotogramétricas e inventário dos maciços de eucalipto e georreferenciamento em sistema de informação geográfica (SIG) obtiveram-se estimativas e medidas que comprovaram o efeito de borda, por meio de diagramas de dispersão e equações de regressão, a relação entre a distância dos maciços do perímetro ou do centro do parque e o estado de conservação das árvores constituintes dos oito maciços. Os resultados comprovaram a necessidade de intervenção para a substituição gradual da vegetação próxima das avenidas e estabelecimento de novos maciços.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
