DIAGNÓSTICO DA ARBORIZAÇÃO URBANA DO MUNICÍPIO DE OURO VERDE DO OESTE, PARANÁ

Autores

  • Jéssica Manfrin Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Mayara Andria da Silva Escher Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Universidade de São Paulo
  • Guilherme Miola de Castro Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Valdemir Aleixo Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Andréia Inês Petry Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Thyago Bueno Pontifícia Universidade Católica do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5380/revsbau.v13i3.63661

Palavras-chave:

Índice de Área Verde, Espécies Arbóreas, Planejamento Arbóreo, Qualidade de Vida.

Resumo

Antigamente a vegetação urbana era utilizada apenas para embelezamento das cidades, porém na atualidade, devido às questões ambientais e melhoria na qualidade de vida proporcionada pela vegetação, a mesma é tida como necessária para o equilíbrio entre a vida urbana e o meio ambiente, observando, portanto, a necessidade de toda e qualquer cidade possuir um plano de gestão destinado à arborização urbana. O presente trabalho teve como objetivo analisar os aspectos qualitativos e quantitativos da arborização urbana no município de Ouro Verde do Oeste/PR. Foram catalogadas 1249 árvores, dentre elas, a espécie Caesalpinia peltophoroides foi a de maior ocorrência, com 614 indivíduos, seguido pelo Ligustrum lucidum com 107 indivíduos. Mais de 50% das espécies da arborização foi classificada como nativa e apenas 30 indivíduos não foram identificados. No cálculo de índice de área verde observou se um déficit de unidades arbóreas, entretanto quando comparado com outros munícipios Ouro Verde do Oeste apresenta melhores resultados tendo aproximadamente 6,01m² hab-1. Dessa forma, este estudo poderá auxiliar o poder público municipal na elaboração de um plano de arborização e readequação das condições da arborização, o que em suma estará beneficiando toda população ouroverdense.

Biografia do Autor

Jéssica Manfrin, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Engenheira Ambiental formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (Campus Toledo) em 2016. Realizou graduação sanduíche por meio do programa Ciência sem Fronteiras na Mercer University, Estados Unidos, pelo período de 16 meses (2013-2014). Durante o período de graduação participou de projetos de iniciação científica relacionados a saneamento ambiental, qualidade de recursos hídricos e monitoramento, além de ter realizado diversos cursos relacionados ao meio ambiente. Atualmente é mestranda do Programa de Pós-graduação em Agronomia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste (Campus Marechal Cândido Rondon), e participa do grupo de estudos em Solos e Meio Ambiente - GESOMA/Unioeste.

Mayara Andria da Silva Escher, Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Universidade de São Paulo

Possui graduação em Engenharia Ambiental pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2014). Participou de projetos de iniciação científica voltados ao monitoramento da qualidade das águas da Sanga Jacutinga, Toledo, Paraná. Foi estagiária na Empresa Allabor Laboratórios de Alimentos LTDA, em Toledo no setor de análises físico química de águas. Participou de diversos cursos e eventos voltados a área ambiental.

Guilherme Miola de Castro, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Engenheiro Ambiental pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUCPR, campus Toledo (2014). Mestre em Ciências Ambientais pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, na área de concentração de Ecossistemas e Dinâmicas Sócio-Ambientais. Possui experiência na área de biorremediação de efluentes com plantas aquáticas, monitoramento ambiental, licenciamento ambiental e planos de controle ambiental. É sócio da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - ABES, desde 2012. Atualmente é Sócio Administrador e Engenheiro Ambiental na empresa Ecorá Soluções Ambientais, em Toledo (PR).

Valdemir Aleixo, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Doutor em Sistemas de Produção Sustentáveis (Agronomia) pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE (2012), Mestre em Sustentabilidade de Agroecossistemas (Agronomia) pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE (2006), Especialista em Educação Ambiental (2003), Graduado em Ciências Biológicas - Licenciatura (2001). Professor Adjunto da PUCPR. Coordenador do Curso de Engenharia Ambiental na Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR - Campus Toledo (Área de Atuação: Gestão Ambiental, Desenvolvimento Sustentável, Urbanização e Meio Ambiente, Riscos Sócio-Ambientais, Saneamento Ambiental). Professor de Pós-Graduação Lato Sensu (Gestão Ambiental, Planejamento Ambiental, Tratamento de Efluentes e Impactos Ambientais).

Downloads

Publicado

2019-01-18

Como Citar

Manfrin, J., Escher, M. A. da S., Castro, G. M. de, Aleixo, V., Petry, A. I., & Bueno, T. (2019). DIAGNÓSTICO DA ARBORIZAÇÃO URBANA DO MUNICÍPIO DE OURO VERDE DO OESTE, PARANÁ. Revista Da Sociedade Brasileira De Arborização Urbana, 13(3), 49–61. https://doi.org/10.5380/revsbau.v13i3.63661

Edição

Seção

Planejamento e Gestão Florestal Urbana