ANÁLISE QUALIQUANTITATIVA DE INDIVÍDUOS ARBÓREOS DAS PRAÇAS CENTRAIS DO MUNICÍPIO DE LEME, SP

Autores

  • Juliana Carange Tischer Prefeitura do Município de Leme - Secretaria de Meio Ambiente
  • Alexandre Ramos Forte Prefeitura do Município de Leme, SP - Secretaria de Meio Ambiente
  • Cristiano Pedroso-de-Moraes Pós-Doutorando do Departamento de Biologia. Universidade de Aveiro. Docente do Centro Universitário Hermínio Ometto – Uniararas. Araras, SP.

DOI:

https://doi.org/10.5380/revsbau.v9i3.63226

Palavras-chave:

Arborização, Planejamento urbano, Fitossanidade

Resumo

Planejar a arborização é indispensável para o desenvolvimento urbano e fundamental na salubridade ambiental, por ter influência direta sobre o bem-estar do homem em razão dos múltiplos benefícios proporcionados. O presente trabalho teve por objetivo identificar as espécies arbóreas de três praças da região central do município de Leme, SP. O método de inventário utilizado foi o Censo. A avaliação dos indivíduos arbóreos constou da determinação da espécie com suas variáveis dendrométricas, tais como: classe de altura (m), diâmetro a altura do peito - DAP (cm) e estado fitossanitário. Também foi calculada a frequência de cada espécie e o índice de diversidade de espécies. Os resultados demonstraram, segundo índice proposto por Margalef, alta diversidade de espécies, sendo que as famílias botânicas representadas em maior número foram: Fabaceae (11 espécies), Bignoniaceae (sete) e Arecaceae (cinco). Aproximadamente 64% dos indivíduos são nativos; 30% das árvores apresentaram DAP superior a 46 cm e estado fitossanitário satisfatório; a maioria dos indivíduos amostrados apresentou altura superior a nove metros. Conclui-se que a arborização nas praças centrais deste município é composta por indivíduos em idade avançada e embora apresentem grande porte e bom estado fitossanitário, o município ainda não conta com a cobertura arbórea adequada, sendo necessário, portanto, elaborar um plano diretor municipal para a arborização urbana.

Biografia do Autor

Juliana Carange Tischer, Prefeitura do Município de Leme - Secretaria de Meio Ambiente

Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Ciencias Biológicas pelo Centro Universitário Herminio Ometto de Araras (2012). Atualmente é técnico da Prefeitura do Município de Leme - Secretaria de Meio Ambiente. Tem experiência na área de Botânica, atuando principalmente nos seguintes temas: arborização urbana e educação ambiental

Alexandre Ramos Forte, Prefeitura do Município de Leme, SP - Secretaria de Meio Ambiente

Engenheiro Florestal - Unesp (2008). Tem experiencia na área de licenciamento ambiental e arborização urbana

Cristiano Pedroso-de-Moraes, Pós-Doutorando do Departamento de Biologia. Universidade de Aveiro. Docente do Centro Universitário Hermínio Ometto – Uniararas. Araras, SP.

Mestrado em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo - ESALQ/USP em 2002 e o Doutorado na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/RC, em Biologia Vegetal em 2011. Atualmente é Pós-doutorando em Ecologia Vegetal pela Universidade de Aveiro (Portugal). É Professor Assistente de Botânica do Centro Universitário Herminio Ometto - UNIARARAS. Atua na área de Botânica, com ênfase em Morfo-anatomia, Ecofisiologia, Biotecnologia e Produção Vegetal.

Downloads

Publicado

2015-06-01

Como Citar

Tischer, J. C., Forte, A. R., & Pedroso-de-Moraes, C. (2015). ANÁLISE QUALIQUANTITATIVA DE INDIVÍDUOS ARBÓREOS DAS PRAÇAS CENTRAIS DO MUNICÍPIO DE LEME, SP. Revista Da Sociedade Brasileira De Arborização Urbana, 9(3), 49–64. https://doi.org/10.5380/revsbau.v9i3.63226

Edição

Seção

Paisagismo Urbano