ANÁLISE QUALIQUANTITATIVA DE INDIVÍDUOS ARBÓREOS DAS PRAÇAS CENTRAIS DO MUNICÍPIO DE LEME, SP
DOI:
https://doi.org/10.5380/revsbau.v9i3.63226Palavras-chave:
Arborização, Planejamento urbano, FitossanidadeResumo
Planejar a arborização é indispensável para o desenvolvimento urbano e fundamental na salubridade ambiental, por ter influência direta sobre o bem-estar do homem em razão dos múltiplos benefícios proporcionados. O presente trabalho teve por objetivo identificar as espécies arbóreas de três praças da região central do município de Leme, SP. O método de inventário utilizado foi o Censo. A avaliação dos indivíduos arbóreos constou da determinação da espécie com suas variáveis dendrométricas, tais como: classe de altura (m), diâmetro a altura do peito - DAP (cm) e estado fitossanitário. Também foi calculada a frequência de cada espécie e o índice de diversidade de espécies. Os resultados demonstraram, segundo índice proposto por Margalef, alta diversidade de espécies, sendo que as famílias botânicas representadas em maior número foram: Fabaceae (11 espécies), Bignoniaceae (sete) e Arecaceae (cinco). Aproximadamente 64% dos indivíduos são nativos; 30% das árvores apresentaram DAP superior a 46 cm e estado fitossanitário satisfatório; a maioria dos indivíduos amostrados apresentou altura superior a nove metros. Conclui-se que a arborização nas praças centrais deste município é composta por indivíduos em idade avançada e embora apresentem grande porte e bom estado fitossanitário, o município ainda não conta com a cobertura arbórea adequada, sendo necessário, portanto, elaborar um plano diretor municipal para a arborização urbana.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.