FUNÇÃO SOCIOAMBIENTAL DE PRAÇAS PÚBLICAS DE ARACAJU-SE

Autores

  • Emanuela Carla Santos graduação pela Universidade Federal de Sergipe
  • Carla Zoaid Alves Dos Santos Universidade Federal de Sergipe
  • Laura Jane Gomes Universidade Federal de Sergipe Departamento de Ciências Florestais

DOI:

https://doi.org/10.5380/revsbau.v9i2.63159

Palavras-chave:

Planejamento urbano, Áreas verdes, Qualidade de vida, Lazer, Recreação

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar parâmetros de qualidade nas principais praças públicas na cidade de Aracaju e assim verificar se estas estão cumprindo a sua função socioambiental. Foram avaliados por meio de uma matriz de qualidade ambiental, parâmetros físicos, culturais e ambientais e aplicadas entrevistas semiestruturadas com zeladores e garis quando presentes. Os dados foram sistematizados em planilha Excel e apresentados em porcentagem. As praças avaliadas cumprem com sua função socioambiental de alguma forma, porém, ações como a manutenção frequente e a sensibilização dos usuários são importantes para que as praças cumpram o seu papel.

Biografia do Autor

Emanuela Carla Santos, graduação pela Universidade Federal de Sergipe

graduação pela Universidade Federal de Sergipe

durante a graduação coordenou a empresa junior de engenharia florestal da UFS

Carla Zoaid Alves Dos Santos, Universidade Federal de Sergipe

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Sergipe. Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase na área de Arborização Urbana e Paisagismo; Produção de mudas; Elaboração e implantação de projetos de adequação ambiental e da paisagem; Recuperação de áreas degradadas; Identificação de composição florística de paisagens urbanas (praças, avenidas e outras) e naturais; Estudo da biologia de indivíduos arbóreos; Projetos para adequação à Legislação Ambiental e Conservação da biodiversidade.

Laura Jane Gomes, Universidade Federal de Sergipe Departamento de Ciências Florestais

possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Lavras (1994), mestrado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Lavras (1998) e doutorado em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual de Campinas (2002). Atualmente professora adjunta da Universidade Federal de Sergipe, Departamento de Ciências Florestais.

Downloads

Publicado

2015-06-01

Como Citar

Santos, E. C., Dos Santos, C. Z. A., & Gomes, L. J. (2015). FUNÇÃO SOCIOAMBIENTAL DE PRAÇAS PÚBLICAS DE ARACAJU-SE. Revista Da Sociedade Brasileira De Arborização Urbana, 9(2), 34–54. https://doi.org/10.5380/revsbau.v9i2.63159

Edição

Seção

Paisagismo Urbano