PRINCIPAIS ABORDAGENS DAS PESQUISAS SOBRE O ENSINO DE TEMAS EM CLlMATOLOGIA NA GEOGRAFIA ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.5380/abclima.v0i0.66726Palavras-chave:
Ensino, Clima, Teoria, Espacialidade, Educação BásicaResumo
O ensino de temas relacionados ao clima está inserido na Educação Básica, principalmente, no componente curricular referente à Geografia. Porém, sua abordagem distancia-se dos objetivos da Geografia escolar, uma vez que é tratado de forma isolada dos outros componentes espaciais da Geografia. Esse artigo procura refletir a respeito do ensino desses temas enquanto campo de pesquisa da Geografia escolar. Procurou-se investigar qual tem sido a maior preocupação dos pesquisadores quando tratam do ensino do componente espacial clima na escola. Para tanto, foram analisados 130 trabalhos publicados nos anais dos doze Simpósios Brasileiros de Climatologia Geográfica. Os resultados mostraram que somente 3,7 dos trabalhos preocuparam-se em realizar uma discussão teórica sobre a contribuição do componente espacial clima para o entendimento da interpretação da sua espacialidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a Revista Brasileira de Climatologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
Os autores mantém seus direitos de publicação sem restrições
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A Revista Brasileira de Climatologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à Revista Brasileira de Climatologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença