ANÁLISE DA TENDÊNCIA TEMPORAL DA PRECIPITAÇÃO PLUVIOMÉTRICA INTERANUAL E INTRA-ANUAL NO SEMIÁRIDO PERNAMBUCANO

Autores

  • Elisabeth Regina Alves Cavalcanti Silva INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
  • Josiclêda Domiciano Galvincio Universidade Federal de Pernambuco
  • Katarina Romenia Pinheiro Nascimento UFPE
  • Sidney Henrique Campelo de Santana UFPE
  • Werônica Meira de Souza Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Valéria Sandra de Oliveira Costa UFPE

DOI:

https://doi.org/10.5380/abclima.v22i0.53956

Palavras-chave:

Variabilidade climática, Mudanças Climáticas, Mann-Kendall, umidificação

Resumo

Para o entendimento das atuais tendências de variação da precipitação pluviométrica no semiárido pernambucano, análises estatísticas que indicam a variabilidade da intensidade e frequência da ocorrência de chuvas são importantes indicadores de modificação nos padrões climáticos. Por essa razão, este estudo tem como objetivo avaliar a tendência nos padrões de precipitação interanual e intra-anual ao longo de cerca de 4 décadas de período amostral (1970 a 2012) a partir de análises estatísticas. Foram utilizados dados diários de precipitação pluviométrica do município de Araripina-PE, processados através do software Climap 1.1, nos quais foram analisados as séries mensais, trimestrais e anuais da precipitação, desvio padronizado, o número de dias no ano com precipitação acima de 1mm, 10mm, 20mm e 30mm, bem como os métodos de análise de regressão linear e teste de Kendall-tau para verificar tendência nas séries de precipitação. O estudo demonstrou uma variação nos padrões de precipitação pluviométrica, em que os meses historicamente de maior precipitação até a década de 1970 (entre dezembro e abril) passaram a apresentar diminuição da precipitação, enquanto que os meses de menor precipitação (junho, julho e agosto), tiveram um acréscimo na ocorrência e no volume precipitado, o que coincidiu com o final da atuação negativa da Oscilação Decadal do Pacífico (ODP) e início da ODP positiva. Com isso, as chuvas têm se apresentado mais distribuídas ao longo do ano, o que é indicação de uma tendência de umidificação na região.

Biografia do Autor

Elisabeth Regina Alves Cavalcanti Silva, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Professora EBTT de engenharia ambiental do IFMA

Doutoranda em Meio Ambiente-PRODEMA-UFPE

Josiclêda Domiciano Galvincio, Universidade Federal de Pernambuco

Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente-UFPE

Professora do departamento de CiÊncias Geográficas UFPE

Katarina Romenia Pinheiro Nascimento, UFPE

Doutoranda em Desenvolvimento e Meio Ambiente - PRODEMA-UFPE

Sidney Henrique Campelo de Santana, UFPE

Doutorando em Geografia-PPGEO-UFPE

Cursou o mestrado universitário em Tecnologías Avanzadas para el Desarrollo Agroforestal na Universidad de Valladolid, Espanha.

Trabalhou na Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), como Agente de Pesquisa de Mapeamento. Trabalhou no projeto de Mapeamento Censitário das Áreas Críticas do Recife pela Engeconsult, para a Prefeitura do Recife e a Autarquia de Saneamento Básico do Recife.

Werônica Meira de Souza, Universidade Federal Rural de Pernambuco

professora adjunta da Unidade Acadêmica de Garanhuns da Universidade Federal Rural de Pernambuco

Valéria Sandra de Oliveira Costa, UFPE

Mestre em Fitossanidade pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e doutora em Fitopatologia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFPE).

Engenheira Agrônoma pela Escola Superior de Agricultura de Mossoró (ESAM), 

Tem experiência nas áreas de Agronomia, Fitopatologia (Fitobacteriologia e Micologia), Produção Integrada de Frutas, Certificação e Qualidade ambiental. Em Julho/2016 realizou Visita Técnica na Texas A & M University, através do Projeto de Cooperação Internacional entre a Universidade Federal Rural de Pernambuco e a Texas A & M University. Atualmente, realiza estágio Pós-Doutoral na UFPE/Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente-PRODEMA pelo Programa Nacional de Pós-Doutorado/CAPES (PNPD/CAPES).

Downloads

Publicado

2018-02-15

Como Citar

Silva, E. R. A. C., Galvincio, J. D., Nascimento, K. R. P., de Santana, S. H. C., de Souza, W. M., & Costa, V. S. de O. (2018). ANÁLISE DA TENDÊNCIA TEMPORAL DA PRECIPITAÇÃO PLUVIOMÉTRICA INTERANUAL E INTRA-ANUAL NO SEMIÁRIDO PERNAMBUCANO. Revista Brasileira De Climatologia, 22. https://doi.org/10.5380/abclima.v22i0.53956

Edição

Seção

Artigos