MUDANÇAS CLIMÁTICAS, POLUIÇÃO DO AR E REPERCUSSÕES NA SAÚDE HUMANA: REVISÃO SISTEMÁTICA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5380/rbclima.v28i0.72297

Palabras clave:

Mudanças climáticas, Poluição atmosférica, Desmatamento, Saúde pública, Bibliometria.

Resumen

As principais implicações das mudanças climáticas e da poluição atmosférica sobre a saúde humana, tanto em nível global como no Brasil, têm sido objeto de atenção perante as instituições mundiais. Objetivo: Revisar a literatura sobre os efeitos das mudanças climáticas e da poluição do ar na saúde humana. Método: Revisão sistemática de pesquisas publicadas, entre os anos de 2010-2018, em bases de dados (PubMed, Dimensions, SciELO, Periódicos Capes) por meio de descritores-chaves alusivos à problemática de estudo. Foram selecionados 228 artigos, divididos e organizados sob duas dimensões de buscas e analisados pela técnica bibliométrica. Resultados: No geral, 54% dos estudos foram publicados entre 2010-2012, em sua maioria, assinados por pesquisadores vinculados a instituições públicas brasileiras. A maior parte dos estudos foi realizada na Amazônia Legal e os grupos mais pesquisados foram crianças e idosos. O poluente atmosférico mais investigado foi omaterial particulado com diâmetro inferior a 2,5 µm, que revelou ser um fator de risco grave à saúde humana. Encontrou-se também relação entre eventos climáticos extremos e o aumento do desmatamento e dos casos de morbimortalidade, sobretudo por doenças respiratórias. Conclusão: O fogo sobre a biomassa florestal oriunda do desmate é posto como uma das principais causas das mudanças climáticas e o MP2,5 foi o poluente atmosférico que mais se associou aos agravos à saúde, principalmente nos grupos mais vulneráveis.

Biografía del autor/a

Thiago Fernandes, Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Campus de Parauapebas, PA, Brasil.

Engenheiro de Produção Agroindustrial, M.Sc, Professor Pesquisador da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Departamento do Curso de Engenharia de Produção, Parauapebas, PA, Brasil.

Sandra de Souza Hacon, Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP), Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Bióloga, Drª, Professora Pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP), Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Docente Permanente no Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) - CELBE - Centro de Pesquisa de Limnologia, Biodiversidade, Etnobiologia do Pantanal, Universidade do Estado de Mato Grosso Carlos Alberto Reys Maldonado (UNEMAT).

Jonathan Willian Zangeski Novais, Universidade de Cuiabá (UNIC), Campus Barão, Cuiabá-MT, Brasil.

Físico, Dr, Professor Pesquisador da Universidade de Cuiabá (UNIC), Cuiabá, MT, Brasil. Docente Permanente no Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais (PPGCA/UNIC).

Publicado

2021-04-06

Cómo citar

Fernandes, T., Hacon, S. de S., & Novais, J. W. Z. (2021). MUDANÇAS CLIMÁTICAS, POLUIÇÃO DO AR E REPERCUSSÕES NA SAÚDE HUMANA: REVISÃO SISTEMÁTICA. Revista Brasileira De Climatologia, 28. https://doi.org/10.5380/rbclima.v28i0.72297

Número

Sección

Artigos